Desafios e inovações no ensino de química na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14639

Palavras-chave:

Amazonia, Educação, Ensino de Quimica

Resumo

Este estudo promove uma análise aprofundada sobre a educação em Química na Amazônia, focando no período de 2013 a 2023. Por meio de uma revisão da literatura, examinamos as estratégias de ensino utilizadas, os desafios enfrentados e as possibilidades futuras para otimizar a aprendizagem em Química nessa região. Para isso, foram utilizadas bases de dados acadêmicas relevantes, como PubMed, Scopus e Web of Science, além de repositórios de instituições de ensino superior, como, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e as revistas, REAMEC e Areté. Os resultados indicam uma necessidade premente de adaptar o ensino ao contexto regional, destacando lacunas como a escassez de recursos laboratoriais e as dificuldades em integrar conhecimentos tradicionais com a ciência moderna. Além disso, existem dificuldades sociais e econômicas que impõem obstáculos tanto para professores quanto para alunos. Entretanto, foram encontradas oportunidades relevantes para o avanço do ensino de Química, como a valorização da formação continuada para educadores e a implementação de metodologias pedagógicas inovadoras que relacionem a ciência às vivências locais da Amazônia.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

    Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará.

  • Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, UEPA

    Docente e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculada ao Departamento de Educação Geral (DEDG) e ao Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UFPA/UEA/REAMEC), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica e Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia em Movimento (GEPPEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA).

  • Lucicléia Pereira da Silva, UEPA

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA).

  • Everton Bedin

    Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI).

Referências

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

LEONEL, Ronaldo dos Santos; ALBUQUERQUE, Jacirene Vasconcelos de; SILVA, Lucicléia Pereira da; BEDIN, Everton. Desafios e inovações no ensino de química na Amazônia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14639, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14639. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14639. Acesso em: 17 jun. 2025.

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