Desafios e inovações no ensino de química na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14639Palavras-chave:
Amazonia, Educação, Ensino de QuimicaResumo
Este estudo promove uma análise aprofundada sobre a educação em Química na Amazônia, focando no período de 2013 a 2023. Por meio de uma revisão da literatura, examinamos as estratégias de ensino utilizadas, os desafios enfrentados e as possibilidades futuras para otimizar a aprendizagem em Química nessa região. Para isso, foram utilizadas bases de dados acadêmicas relevantes, como PubMed, Scopus e Web of Science, além de repositórios de instituições de ensino superior, como, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e as revistas, REAMEC e Areté. Os resultados indicam uma necessidade premente de adaptar o ensino ao contexto regional, destacando lacunas como a escassez de recursos laboratoriais e as dificuldades em integrar conhecimentos tradicionais com a ciência moderna. Além disso, existem dificuldades sociais e econômicas que impõem obstáculos tanto para professores quanto para alunos. Entretanto, foram encontradas oportunidades relevantes para o avanço do ensino de Química, como a valorização da formação continuada para educadores e a implementação de metodologias pedagógicas inovadoras que relacionem a ciência às vivências locais da Amazônia.
Downloads
Referências
COSTA, Mauro; AZEVEDO, Rosa; DEL PINO, José. TEMAS GERADORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/Generators themes in chemistry teaching in adult education. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 19, p. 147-161, 2017.
DE ASSIS JUNIOR, Pedro Campelo; ELEUTÉRIO, Célia Maria Serrão; DE SOUZA, Renato Henriques. Cultura da mandioca: contribuições para o redesenho da formação de professores de química na Amazônia. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. e23054-e23054, 2023.
DINIZ, Marcelo Bentes et al. Região amazônica: biodiversidade e possibilidades de transformação industrial. Cadernos CEPEC, v. 6, n. 1-6, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Atlas. 2002
FREITAS, Leiliane de Almeida; MONTEIRO, Ercila Pinto. Estágio supervisionado: compartilhando as experiências e os desafios para o ensino de Química no Amazonas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 33, p. 183-200, 2019.
GOMES, Milena Vieira; LUZ, Fernando Albuquerque; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. O ensino de química e a contextualização amazônica nos livros didáticos do ensino médio. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 6, p. e26391-e26391, 2021.
GRISOTTI, Márcia; MORAN, Emilio Federico. Os novos desafios do desenvolvimento na região amazônica. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 20, p. 1-4, 2020.
MONTEIRO, Ercila Pinto. Educação científica intercultural: contribuições para o ensino de química nas escolas indígenas Ticuna do Alto Solimões-AM. 2018. 278 f. 2018. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) –Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/157462. Acesso em: 20 jun. 2024
MONTEIRO, Ercila Pinto; COUTO, Andréia Cardoso. O ensino de química sob a perspectiva intercultural: a borracha na Amazônia. Revista Valore, v. 6, p. 574-587, 2021.
MONTEIRO, Ercila Pinto; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. A abordagem intercultural nas escolas indígenas Tikuna do Amazonas: o ensino de química. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.
MOREIRA, Rosangela Lobo; MONTEIRO, Ercila Pinto. Educação Intercultural no ensino de Química: o ciclo da água na Amazônia. Revista Valore, v. 6, p. 1626-1635, 2021.
OLIVEIRA, Geslaine Guedes de. Analisando o ensino de química: uma amostra da visão docente sobre o ensino de química nas escolas públicas estaduais do município de Ariquemes-RO. 2017. Monografia (Licenciatura em Química) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Ariquemes-RO, 2017. Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1307. Acesso em: 30 abril 2024
PENAFORTE, Gilmarxe Santana; DOS SANTOS, Vandreza Souza. O ensino de química por meio de atividades experimentais: aplicação de um novo indicador natural de pH como alternativa no processo de construção do conhecimento no ensino de ácidos e bases. Educamazônia, v. 13, n. 2, p. 8-21, 2014.
PIEDADE, Claudenor de Souza et al. Perspectivas inovadoras no processo ensino-aprendizagem em química no instituto de educação do Amazonas-IEA, na cidade de Manaus. In: Anais do V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Manaus: Editora Realize, 2015.
REGIANI, Anelise Maria; DI DEUS, Eduardo. A cultura na química e a química da cultura: contextualizando o ensino de ciências na Amazônia acreana. Enseñanza de las ciências: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2963-2966, 2013.
SILVA, Agmar José de Jesus et al. Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma Escola Pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education Science and Health, v. 1, n. 3, 2021.
SILVA, Mayda Freitas da; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Um panorama sobre a aprendizagem em Química no interior do Amazonas. Educación química, v. 32, n. 2, p. 120-131, 2021.
SOARES, Jõao Gabriel, SALGUEIRO, Letícia. LEÃO, Dayanne; FEITOSA, Regina; Mueller,Leticia. O Ensino de Química na Amazônia: Desafios e Possibilidades. Revista Química Nova Escola, v. 5, n 8, 2016.
SOUSA, Márcio de. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século 21. Rio de Janeiro: Record, 2019.
WU, Shu-Hao et al. Research trends in technology-enhanced chemistry learning: A review of comparative research from 2010 to 2019. Journal of Science Education and Technology, v. 30, p. 496-510, 2021.
YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SILVA, Gerlane Martins. Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 3, p. 231-248, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ronaldo dos Santos Leonel, Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, Lucicléia Pereira da Silva, Everton Bedin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.