O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Template para trabalhos: https://periodicos.uffs.edu.br/public/site/Template_RIS_word.doc

Diretrizes para Autores

Normas a serem utilizadas nos artigos

As normas de publicação constam no Template para trabalhos, linkado neste site.

A primeira versão encaminhada NÃO deve conter identificação dos autores no corpo do trabalho. Após a aprovação do artigo, será solicitada a inserção dos nomes dos autores no modelo final a ser publicado na revista.  

Modalidades de trabalhos aceitos:

Serão aceitos para possível publicação textos científicos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências e suas diversas interfaces como exposto no escopo da revista.

Os artigos submetidos à publicação devem ser inéditos e não podem estar sendo analisados em outro veículo. Comunicações feitas em congressos podem ser submetidas desde que ampliados seu escopo, evitando repetições de trabalhos completos publicados em anais de eventos.  A RIS publica, sobretudo artigos na língua portuguesa, porém manuscritos submetidos em espanhol ou  inglês, poderão ser publicados sem tradução, quando submetidos por autores estrangeiros.  Os artigos teóricos devem introduzir novidades no campo de conhecimento que é por ele visitado e trazer conclusões e implicações para a pesquisa e a prática educativa no campo do ensino de Ciências. Os artigos empíricos (com produção de resultados) devem apresentar resultados que, examinados com referencial teórico adequado, possam resultar em conhecimento novo ou em desdobramentos de sua aplicação em contextos diferentes dos conhecidos. Os autores são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalho. A revisão linguística  e bibliográfica deverá ser feita antes da submissão do manuscrito. Os autores devem indicar se a pesquisa é financiada e se há conflito de interesses. O Comitê Editorial poderá solicitar o envio de autorização de Comitê de Ética na Pesquisa, quando jugar necessário. Solicitamos ainda que sejam observados os padrões de normalização da ABNT. Caso seja identificado problema de escrita no texto submetido, a Comissão Editorial se reversa o direito de solicitar a revisão do mesmo, com custos arcados pelos autores.  São esperados textos com 5 a 20 páginas dependendo da seção e nos seguintes formatos para publicação:

 

Artigos: Texto inédito oriundo de pesquisa científica na área ou subáreas e temáticas do escopo da RIS. Os resultados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido submetidos ou publicados integralmente em nenhum outro meio, podendo ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas nunca ser (total ou parcialmente) igual a esses. Em outras palavras, é preciso que o artigo seja claramente uma expansão em relação ao trabalho inicial. Sendo o texto com 15 a 20 páginas.

Relatos de Experiências: Seção aberta para relatos de experiências de profissionais que atuam em Ensino de Ciências e em suas interfaces, tanto na educação formal quanto não-formal. São trabalhos resultantes de investigações educacionais e reflexões sobre aspectos significativos, diversificados e de interesse ao campo das práticas de ensino, ou seja do Ensinar e Aprender Ciências. Sendo o texto com 8 a 12 páginas.

Dissertações e Teses: Seção aberta para resumos expandidos de teses e dissertações de pesquisadores recém formados, trabalhos recém finalizados  que sejam da área de  Ensino de Ciências e em suas interfaces. São trabalhos resultantes de investigações educacionais e reflexões sobre aspectos significativos, diversificados e de interesse ao campo da pesquisa em Educação, Educação em Ciências. Sendo o texto com até 15 páginas.

Propostas didáticas: Seção dedicada à apresentação de propostas educativas, estratégias didáticas, processos de ensino oriundos de atividades de pesquisa docentes em escolas, programas de ensino ou na Universidade na área de Ensino de Ciências. Sendo o texto com 8 a 15 páginas.

Resenhas: Seção reservada para análise crítica sobre trabalho de autores vinculados à temática de Ensino de Ciências. Sendo o texto com 3 a 5 páginas.

Biografias: Seção destinada às biografias de autores da área de Educação e Ensino, bem como pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Sendo o texto com até 10 páginas.

 

Template para trabalhoshttps://periodicos.uffs.edu.br/public/site/Template_RIS_word.doc

 

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (avaliação por pares):

Critérios de julgamento dos trabalhos  e Diretrizes para Avaliadores:

Os avaliadores devem orientar seus pareceres sobre os manuscritos em avaliação pelas as seguintes diretrizes:

  1. O texto está redigido de modo objetivo, nos padrões da língua e organizado;
  2. O texto possui uma estrutura compatível com um documento científico, enquadrado na seção adequada;
  3. O manuscrito é de fácil leitura e compreensão;
  4. O texto possui embasamento teórico e conceitual;
  5. A literatura reflete revisão do estado da arte;
  6. Os objetivos e os procedimentos metodológicos estão claros;
  7. A metodologia é embasada teoricamente e adequada aos propósitos do estudo;
  8. Os resultados são analisados adequadamente com entrelaçamento teórico;
  9. As conclusões são compatíveis com os objetivos, metodologia e resultados apresentados no texto;
  10. O texto apresenta significativas contribuições para a área de conhecimento;
  11. O manuscrito possui originalidade.

Caso a decisão editorial indique a necessidade de reformulações e revisão de monta indicando  uma nova submissão, o trabalho entra na segunda rodada de avaliação, a qual deverá ser feita, preferencialmente, pelos mesmos avaliadores participantes da primeira rodada.

Em casos em que não se apliquem todos os critérios como em: resenhas, biografias, trabalhos teóricos, alguns relatos de experiência, propostas didáticas, alguns dos critérios serão desconsiderados na avaliação. A partir dos critérios cada avaliador indicará se o trabalho submetido deve ser Aceito, Aceito com necessidade de pequenas revisões; Aceito com necessidade de grandes alterações de forma, conteúdo e correções devendo ser ressubmetido ou  Rejeitado.

 

Avaliação por pares:

            A IEC se reserva o direito de submeter todos os originais preliminarmente à Comissão Editorial, que examina a adequação do trabalho à sua linha editorial.

O primeiro autor será notificado do recebimento do manuscrito em até duas semanas após o envio. Posteriormente, os artigos são encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review).  O manuscrito será submetido, sem identificação dos autores a dois árbitros pesquisadores e especialistas da área que serão convidados dentre a lista de Avaliadores e Árbitros inicial, sendo a mesma ampliada em razão de novas submissões. No caso de divergência ente os pareceres, um terceiro árbitro será consultado. Uma notificação acerca do parecer final do manuscrito deve ser enviada aos autores. Os árbitros são todos doutores ativos no campo da educação/educação em ciências/ensino e designados conforme os critérios: 1. Possuírem competências relacionadas ao artigo submetido; 2. Não terem vínculos institucionais ou de grupos de pesquisa com os autores da submissão.

            Os editores se comprometem a acompanhar o processo de modo a garantir a celeridade e qualidade dos pareceres. Em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá 30 dias para enviar as modificações, caso contrário o manuscrito será arquivado.  O tempo médio entre submissão e aprovação será de até 12 meses. Os trabalhos aprovados compõem os números da Revista priorizando a data de envio e aprovação e, ainda, o caráter de distribuição regional de autores. Os textos finais são diagramados e revistos (linguagem, ortografia e normas técnicas) e submetidos aos autores para conferência final antes de sua publicação no portal da revista. O acesso à revista é pleno e gratuito, no portal de periódicos da UFFS: https://periodicos.uffs.edu.br/.

A avaliação dos pares garantirá um parecer a ser formulado pelos editores que chegará aos autores. A Comissão Editorial e o Conselho Científico dispõem de autoridade final para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, caso seja necessário e em caso de solicitação dos editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.