Educação em espaço não formal: estudo de caso sobre o estágio no contexto do ensino remoto

Autores

  • Priscila de Sousa Martins
  • Lucicléia Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13565

Palavras-chave:

Formação inicial;, Licenciatura em Química; Estágio Supervisionado;, TDICs;, Análise Textual Discursiva.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar contribuições do estágio no âmbito da educação não formal, realizado de forma remota e emergencial com uma turma de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A pesquisa foi desenvolvida na modalidade estudo de caso, com aplicação de questionário on-line contendo duas perguntas abertas e análise de relatórios elaborados pelos graduandos ao final da disciplina. A interpretação do corpus obtido foi realizada com aporte da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram sistematizados em três eixos analíticos, intitulados: Percepções Iniciais sobre Espaços de Educação Não Formal (EENF); Vivências no Contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE); e Contribuições para a Formação Profissional. Verificou-se que a prática experienciada possibilitou aos participantes o acesso a diferentes estratégias de ensino como visitas virtuais em centro de ciências e planetário; caracterização de espaços não formais como empresas, praças públicas; gravação de podcast para divulgação científica e análise de fake news sobre a covid-19. Considerando a superação de adversidades relativas ao acesso à internet e dificuldades no manuseio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a maioria dos graduandos definiram a experiência como satisfatória e enriquecedora para a formação inicial.

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

MARTINS, Priscila de Sousa; SILVA, Lucicléia Pereira da. Educação em espaço não formal: estudo de caso sobre o estágio no contexto do ensino remoto. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 176–195, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13565. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13565. Acesso em: 10 mar. 2025.