Concepções docentes em relação à promoção do ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Débora Luana Kurz Universidade Luterana do Brasil
  • Rene Miguel da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12113

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Concepção docente

Resumo

O presente estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo analisar a concepção docente em relação ao ensino de Ciências no que se refere às implicações deste nos processos de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimentos da área, bem como aos indicativos que conduziram as docentes a escolha pela profissão. Neste viés, esta pesquisa adota os pressupostos de um estudo de caso de cunho etnográfico mediante uma perspectiva qualitativa, à luz da colaboração de 7 professoras de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, oriundas de escolas de Vera Cruz, Estado do Rio Grande do Sul. Neste desenho, os achados da pesquisa possibilitam entender que as professoras possuem lembranças positivas e pertinentes sobre a área, porém poucos indícios práticos destas percepções foram identificados no espaço escolar, considerando que somente em pontuais e específicos momentos se propiciou discussões a respeito da área. Do mesmo modo, identificou-se, enquanto fatores que conduziram as docentes à profissão professor, aspectos como: afinidade, influências e necessidade. Sendo assim, pontua-se a importância de fomentar ações voltadas à formação contínua de professores, visando dialogar a respeito dos quesitos que emergem ao longo deste estudo.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

KURZ, Débora Luana; SILVA, Rene Miguel da; BEDIN, Everton; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Concepções docentes em relação à promoção do ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 22–40, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12113. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12113. Acesso em: 1 abr. 2025.