• Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 1 (2018)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC. Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Nossa alegria é a comemoração do lançamento do primeiro volume, pois estamos em festa, mesmo cientes dos grandes desafios do devir, entre eles: realizar o diálogo com professores da educação básica, buscar desenvolver um escopo que se torne referência em pesquisas, ampliar a inserção internacional de produções e pesquisadores e especialmente manter e ampliar a rede de colaboração com os pesquisadores de nossa área.

    Sabemos da importância da avaliação dos escritos, bem como da publicação de produções qualificadas e com este compromisso é que convidamos todos ao diálogo formativo.

    Agradecemos especialmente aos pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois ideias não tomam formas sem acreditação.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

    Desejamos a todos boa leitura.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 2 (2018)

    A Revista Insignare Scientia é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC.  Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Em nosso segundo número do volume 1, temos o prazer de contar com o primeiro relato de experiência, pois a Revista Insignare Scientia tem deseja constituir-se em espaço amplo para contriuições de professores pesquisadores de suas práticas, como uma forma de mostrar o currículo vivo das escolas e instituições.

    Seguimos o caminho comemorando as novas conquistas e ampliando o convite às submissões que são de fluxo contínuo.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 3 (2018)

    A Revista Insignare Scientia é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC.  Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Em nosso terceiro número do volume 1, temos o prazer de contar com artigos de pesquisa, síntese de tese,  relatos de experiência e a primeira resenha, pois a Revista Insignare Scientia tem deseja constituir-se em espaço amplo para contriuições de professores pesquisadores de suas práticas, como uma forma de mostrar o currículo vivo das escolas e instituições.

    Seguimos o caminho comemorando nosso primeiro ano de edição e aguardamos novas conquistas.

    Ampliamos o convite aos colegas de área como avaliadores e às submissões que são de fluxo contínuo.

    Boa leitura.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 1 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Ao iniciar nosso segundo ano de edição, mesmo em cenários de retrocessos e ataques à educação, temos coragem para acreditar em dias melhores e aproveitamos para publicar os resultados de experiências, de pesquisas e nossas proposições como forma de esperançar um futuro melhor, um Brasil melhor, cenário de uma educação em ciências que possa pensar, fazer e ser crítica.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico, que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

     

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 2 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC .

    Ao iniciar nosso segundo ano de edição, mesmo em cenários de retrocessos e ataques à educação, temos coragem para acreditar em dias melhores e aproveitamos para publicar os resultados de experiências, de pesquisas e nossas proposições como forma de esperançar um futuro melhor, um Brasil melhor, cenário de uma educação em ciências que possa pensar, fazer e ser crítica.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico, que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências
    v. 2 n. 3 (2019)

    Na edição especial: "Ciclos Formativos em Ensino de Ciências" estão apresentados relatos de experiências que foram elaborados pelos participantes do Subprojeto Ciclos Formativos em Ensino de Ciências no decorrer dos anos de 2018 e 2019. Os relatos contemplam dilemas e necessidades formativas de quem está iniciando na docência e de quem já está a mais tempo em sala de aula. Ademais os relatos tratam de práticas de ensino elaboradas e experienciadas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do Residência Pedagógica, do Programa Tutorial (PETCiências), dos Estágios Curriculares Supervisionados e das Práticas de Ensino vivenciadas nos Cursos de Licenciatura da UFFS e nos contextos escolares. Destacamos que os textos indicam que é preciso acreditar no potencial do ensino, da teorização das práticas e reforçam a necessidade da constante formação docente e do fortalecimento da relação universidade e escola.  

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 4 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC. .

    Ao finalizarmos o nosso segundo ano de edição temos muito a comemorar, instituimos o DOI, estamos indexados  e cadastrados em diferentes bases de dados. São estes cadastros, no momento oito, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume proveitamos para publicar 23 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de experiências, pesquisas e proposições como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 3 n. 1 (2020)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Ao iniciarmos o nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros, no momento oito, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume proveitamos para publicar 22 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 3 n. 2 (2020)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Em nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados a qualidade e a difusão dos artigos tem ampliado gradativamente. São estes cadastros, no momento 13 indexadores, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume publicamos 32 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico
    v. 3 n. 3 (2020)

    Na edição especial: "A pesquisa como princípio pedagógico" estão reunidos artigos amparados em múltiplas possibilidades teórico-metodológicas, por exemplo, de pesquisas advindas de diversos pesquisadores do Brasil. Destacamos que os artigos indicam a necessidade de acreditar no potencial cultural da escrita, da leitura e do diálogo, visto a publicização devido importante relação teoria e prática na contemporaneidade.


    Os 14 artigos desta edição são decorrentes de reflexões sobre o sistema de ensino por meio da pesquisa como princípio pedagógico, algo para nossa época de fundamental importância visto a publicação de cada produção científica construída com intensidade pelos autores. Significa dizer que a pesquisa segue o princípio da prática social respectivo ao processo de ensinar e aprender conhecimentos construídos de forma significativa.


    Portanto, é relevante o princípio da pesquisa no processo da aprendizagem constante, tendo em vista ser uma prática reflexiva e criativa e não de reprodução do conhecimento. Encerramos com um agradecimento aos que tornaram essa publicação possível e com um especial convite à leitura dos artigos desta edição.
    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann
    Editora da RIS

  • Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências
    v. 3 n. 4 (2020)

    Essa edição especial da RIS apresenta o Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências, o qual traz artigos e relatos de experiência que discutem/problematizam questões do Ensino de Ciências na Educação do Campo a partir de distintas perspectivas teórico-metodológicas, representando as várias possibilidades de investigação da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

    O Dossiê está composto por vinte artigos e oito relatos de experiência que contemplam temáticas como educação ambiental, estágio supervisionado, currículo, entre outras, desenvolvidas por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, ficando evidente nos relatos e pesquisas a busca pela aproximação entre a escola e o mundo vivencial dos estudantes nas práticas pedagógicas, bem como, a investigação da prática docente e escolar, essa busca no intuito da realização de uma verdadeira práxis pedagógica.

    Agradecemos aos organizadores desse Dossiê por nos proporcionar essa publicação com tal riqueza de contextos e investigações.

    Uma boa leitura!


    Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

    Editora de Área da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 3 n. 5 (2020)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Em nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. No entanto, já retomamos o processo de submissões e não paramos a publicação. Assim, chegamos ao final de 2020 com volumes especiais e o Vol. 3 N. 5 que é o último deste ano.

    A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados a qualidade e a difusão dos artigos tem ampliado gradativamente. São estes cadastros, no momento 13 indexadores, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume publicamos 32 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências, proposições didáticas e sínteses de teses como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e ao mesmo tempo reconstrutiva, dialógica e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Aproveito este Editorial para despedir-me da edição geral da RIS, passo agora a uma outra posição mais reservada neste processo que é a de Editor Sênior, um consultor do grupo que vai facilitar processos de qualificação e consolidação do periódico por meio da busca de compor volumes especiais, divulgação e novas indexações. Neste momento preciso agradecer ao nosso grupo e área de Ensino de Ciências, pesquisadores que não medem esforços para editar este periódico e agradecer também aos bibliotecários da UFFS que têm sido nosso suporte para este trabalho.

    Ademais penso que finalizo festejando, 3 anos de trabalho, novidades e realizações. Publicações, citações e avanços, mas festejo principalmente as boas relações e o processo coletivo ampliado. Também aproveito para apresentar oficialmente nossa nova Editora Geral: Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann, que muito nos honra com este trabalho, bem como a nova editora de Seção Ensino de Ciências que assume: Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, um brinde a elas. 

    Que possamos ter vida longa para a RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 4 n. 1 (2021)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

    Ao iniciarmos o nosso quarto ano de edição temos muito a comemorar, pois estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo, bem como nas edições especiais. Além disso, contamos com a atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume aproveitamos para publicar 14 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura!

    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS

  • Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia
    v. 4 n. 2 (2021)

    Na edição especial: "XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia" estão apresentados relatos de experiências que são resultados de um processo de investigação na, para e sobre a prática. Os relatos consistem em trabalhos que foram socializados e dialogados no compartilhamento de práticas que é característico do Encontro sobre Investigação na Escola.

    As temáticas apontam contextos reais de ensino que pelo processo de escrita, de socialização e de reflexão se constituem como experiência. Todo esse caminho trilhado pela investigação possibilita novos olhares e compreensões acerca do ser e fazer docente.  


    Portanto, convidamos a todos para a leitura, pois acreditamos que ela possibilita, a partir das experiências relatadas, o espelhamento de práticas e com isso, novas possibilidades de ensino. Desde já agradecemos e parabenizamos aos professores que se lançaram neste movimento de escrita e de investigação acerca da sua prática e, ao Encontro sobre Investigação na Escola pela oportunidade.  


    Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel

    Editora de Seção da RIS

  • Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências
    v. 4 n. 3 (2021)

    Esta edição especial da RIS traz artigos decorrentes de pesquisas apresentadas no I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. Esses artigos contemplam diferentes pesquisas realizadas em diversas instituições sul-americanas problematizando diferentes temáticas vinculadas aos eixos temáticos que compuseram o evento.

    Está constituída por trinta e sete artigos que consideram a relação da pesquisa em ensino de ciências e áreas afins a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, níveis e modalidades de ensino, com pesquisas que perpassam pelos processos de ensino e aprendizagem e a significação conceitual, bem como, as que discutem a formação inicial e continuada de professores/as, saberes docentes e desenvolvimento profissional.

    Agradecemos aos/as autores/as e pesquisadores/as por nos proporcionar essa publicação com tanta riqueza de reflexões e referenciais.

    Uma boa leitura!

  • Revista Insignare Scientia
    v. 4 n. 4 (2021)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

    Neste quarto ano de edição da RIS temos muito a comemorar, pois estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo, bem como nas edições especiais. Além disso, contamos com a atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo. Além disso, temos um contador que foi inserido na página da revista e já apresenta resultados positivos! Neste volume aproveitamos para publicar 19 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura!

    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS

  • Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências
    v. 4 n. 5 (2021)

    Nesta edição especial da Revista Insignare Scientia (RIS) apresentamos o dossiê “Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências” com dezoito artigos, em que buscamos fortalecer o compromisso com a área por meio de discussões sobre diversos universos empíricos e teóricos de pesquisa. A Educação, a exemplo de outros segmentos da sociedade, tem sido afetada pelas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais trazidas por um contexto inesperado que afetou todos os continentes em 2020 e 2021. Na busca por refletir sobre essas mudanças e dialogar com as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas associadas ao campo da Educação em Ciências, apresentamos um conjunto de textos cuidadosamente elaborados por um grupo de pesquisadores que integra uma rede de investigação nesta área na América Latina. Os textos, além de serem de autores e autoras de instituições nacionais e internacionais, são fruto das pesquisas desenvolvidas por esse grupo e buscam contribuir para instigar reflexões sobre um cenário educacional que está se desenhando em múltiplos aspectos.

    Essa introdução localiza que o dossiê é composto por coletivos de pesquisadores que compartilham o contexto da Red Internacional de Investigación em Enseñanza de las Ciencias (RIEC) e realizam estudos no âmbito da pós-graduação em países da América Latina. São catorze textos de pesquisadores vinculados a instituições brasileiras e quatro oriundos de programas de instituições internacionais, ambos ligados a RIEC e que passamos a apresentar na continuidade.

    O primeiro artigo traz um relato de uma estratégia didática realizada na disciplina de Energia e Meio Ambiente, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS. No texto as autoras descrevem o processo de construção de uma ferramenta didática denominada lapbook, por oito mestrandos com formações pedagógicas nas licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química.

    Na sequência temos um artigo assinado por pesquisadores da Universidad Nacional de Comahue (UNC), Argentina. O texto de natureza bibliográfica, apresenta uma pesquisa educacional sobre germinação de sementes, baseada em revisão de artigos publicados em periódicos indexados de acesso aberto.

    O terceiro artigo contém outra pesquisa bibliográfica, de natureza teórica realizada por meio de uma revisão de dissertações e teses, que teve por objetivo mapear o que tem sido pesquisado sobre os saberes produzidos e mobilizados por professores de Biologia, no contexto da formação desses profissionais.

    Um ensaio teórico compõe o quarto artigo que tem como objetivo discutir a importância da pós-graduação para a formação de professores capazes de atuar profissionalmente no cenário atual, contribuindo com o enfrentamento e transformação da realidade.

    No quinto artigo os pesquisadores realizam um estudo em dois programas de pós-graduação no Brasil e afirmam que, mesmo “jovens”, os contextos possuem uma identidade consolidada em termos de marcos teóricos e perfil disciplinar/interdisciplinar. Ao mesmo tempo, os autores apontam a existência de gargalos na formação dos pós-graduandos, na medida em que estão ausentes algumas perspectivas teóricas importantes para o ensino de ciências no Brasil.

    O sexto artigo analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atenção específica para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, investigando, mediante uma pesquisa bibliográfica documental, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles.

    No sétimo artigo os autores apresentam na forma de um ensaio aspectos bibliográficos que possam estabelecer um diálogo entre a alfabetização científica e a lógica filosófica. A partir das reflexões decorrentes do estudo, consideram que a lógica argumentativa possa vir a colaborar com o processo de alfabetização científica em jovens e crianças, ajudando a desenvolver pensamento crítico e reflexivo frente às artimanhas pseudocientíficas tão disseminadas na contemporaneidade.

    O oitavo artigo apresenta discussões sobre a importância do desenvolvimento de objetos de aprendizagem no curso de Mestrado Profissional que integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS. No texto, os autores apresentam como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos.

    O nono artigo apresenta parte de um estudo de dissertação de mestrado profissional que buscou analisar as questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período 2015-2019. No estudo foram analisadas questões relativas aos biomas brasileiros da prova de Biologia, constatando-se que, no período analisado, os conhecimentos sobre Ecologia foram frequentes nas provas, enquanto os relacionados aos biomas brasileiros foram praticamente inexistentes.

    Na sequência, temos o décimo artigo que teve por objetivo investigar a compreensão de problemas apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses.

    No décimo primeiro artigo, as pesquisadoras da Universidade Pedagógica Nacional (UNP), Colômbia, apresentam o andamento de uma investigação que caracterizou o conteúdo ambientalizado em uma pós-graduação em ensino de Química, determinando seus níveis de ambientalização. Segundo as autoras, a compreensão dessa ambientalização continua sendo um desafio para o ensino pela falta de formação docente e comprometimento com as políticas institucionais e nacionais.

    O décimo segundo artigo, apresenta o resultado de uma investigação realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (PPGSTEM), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UEGRS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por uma pesquisa. grupo na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação.

    O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil é apresentado no décimo terceiro artigo. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se o programa com suas linhas de pesquisa e grupos de pesquisa, dando realce a descrição sintética de três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo.

    O décimo quarto artigo apresenta os resultados de um estudo realizado sobre a aplicação do método praxeológico no processo de formação em profissional. Participaram 60 profissionais do Seminário Praxeologia Pedagógica: Preparação Diagnóstica da Praxeologia, realizado pela Corporação Universitária Minuto de Dios (UNIMINUTO), Bogotá, Colômbia.

    Seguindo temos o décimo quinto artigo que descreve e reflete, em um texto autobiográfico a quatro mãos, sobre o surgimento e atuação de um grupo de pesquisa no Rio Grande do Sul, com foco nas políticas públicas de currículo, formação de professores e avaliações externas.

    O objetivo do décimo sexto artigo foi identificar os indícios do desenvolvimento de currículo e da constituição do conhecimento de professor, na educação ambiental e em educação na saúde, a partir da leitura e análise de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), da Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

    No décimo sétimo artigo, os autores buscam desenhar uma proposta curricular a partir de uma abordagem estratégica, visando fortalecer o desenvolvimento e consolidação das principais competências investigativas, por meio da articulação do eixo metodológico nos cursos de Metodologia e Seminário de Projetos de Intervenção em Educação e Trabalho Final de Pós-Graduação I e II do Magister em Educação da Universidade Adventista do Chile.

    Finalizando, temos o décimo oitavo artigo em que as autoras discutem compreensões acerca da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) no documento do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), com foco na proposta dos itinerários formativos para o Novo Ensino Médio. O estudo é parte de um estudo de mestrado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo.

    Queremos agradecer aos editores da RIS que proporcionaram o espaço para o compartilhamento dos textos e, no ensejo de desbravar fronteiras latino-americanas e instigar debates sobre os possíveis rumos do Ensino de Ciências, convidamos você para uma leitura nos textos buscando aproximá-lo do coletivo da RIEC. Desse modo, apresentamos à comunidade interessada, em ampliar entendimentos acerca do Ensino de Ciências no âmbito da RIEC, uma síntese de nossas produções, que possa ser ao mesmo tempo um coroamento do trabalho comprometido de todos.

    Cleci Werner da Rosa

    Diana Lineth Parga Lozano

    Fabiane de Andrade Leite

  • Revista Insignare Scientia
    v. 4 n. 6 (2021)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

    Neste quarto ano de edição da RIS temos muito a comemorar, pois estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo, bem como nas edições especiais. Além disso, contamos com a atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo. Além disso, temos um contador que foi inserido na página da revista e já apresenta resultados positivos! Este o último volume de 2021. Neste estamos publicando 37 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos em prol do desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos uma boa leitura!

    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 5 n. 1 (2022)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

    Estamos no quinto ano de edição da RIS. Estamos felizes ao apresentar com muitos trabalhos muito importantes para o Ensino de Ciências. Vale a pena você visitar! Estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo. Além disso, contamos com os processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando a divulgação e visibilidade dos artigos, relatos... publicados no mundo todo. Além disso, temos um contador que foi inserido na página da revista e já apresenta resultados positivos! Este o primeiro volume de 2022. Neste estamos publicando 33 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam do seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos em prol do desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos uma boa leitura!

    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS