• Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 1 (2018)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC. Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Nossa alegria é a comemoração do lançamento do primeiro volume, pois estamos em festa, mesmo cientes dos grandes desafios do devir, entre eles: realizar o diálogo com professores da educação básica, buscar desenvolver um escopo que se torne referência em pesquisas, ampliar a inserção internacional de produções e pesquisadores e especialmente manter e ampliar a rede de colaboração com os pesquisadores de nossa área.

    Sabemos da importância da avaliação dos escritos, bem como da publicação de produções qualificadas e com este compromisso é que convidamos todos ao diálogo formativo.

    Agradecemos especialmente aos pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois ideias não tomam formas sem acreditação.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

    Desejamos a todos boa leitura.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 2 (2018)

    A Revista Insignare Scientia é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC.  Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Em nosso segundo número do volume 1, temos o prazer de contar com o primeiro relato de experiência, pois a Revista Insignare Scientia tem deseja constituir-se em espaço amplo para contriuições de professores pesquisadores de suas práticas, como uma forma de mostrar o currículo vivo das escolas e instituições.

    Seguimos o caminho comemorando as novas conquistas e ampliando o convite às submissões que são de fluxo contínuo.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 1 n. 3 (2018)

    A Revista Insignare Scientia é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC.  Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

    Em nosso terceiro número do volume 1, temos o prazer de contar com artigos de pesquisa, síntese de tese,  relatos de experiência e a primeira resenha, pois a Revista Insignare Scientia tem deseja constituir-se em espaço amplo para contriuições de professores pesquisadores de suas práticas, como uma forma de mostrar o currículo vivo das escolas e instituições.

    Seguimos o caminho comemorando nosso primeiro ano de edição e aguardamos novas conquistas.

    Ampliamos o convite aos colegas de área como avaliadores e às submissões que são de fluxo contínuo.

    Boa leitura.

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 1 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Ao iniciar nosso segundo ano de edição, mesmo em cenários de retrocessos e ataques à educação, temos coragem para acreditar em dias melhores e aproveitamos para publicar os resultados de experiências, de pesquisas e nossas proposições como forma de esperançar um futuro melhor, um Brasil melhor, cenário de uma educação em ciências que possa pensar, fazer e ser crítica.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico, que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

     

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 2 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC .

    Ao iniciar nosso segundo ano de edição, mesmo em cenários de retrocessos e ataques à educação, temos coragem para acreditar em dias melhores e aproveitamos para publicar os resultados de experiências, de pesquisas e nossas proposições como forma de esperançar um futuro melhor, um Brasil melhor, cenário de uma educação em ciências que possa pensar, fazer e ser crítica.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico, que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências
    v. 2 n. 3 (2019)

    Na edição especial: "Ciclos Formativos em Ensino de Ciências" estão apresentados relatos de experiências que foram elaborados pelos participantes do Subprojeto Ciclos Formativos em Ensino de Ciências no decorrer dos anos de 2018 e 2019. Os relatos contemplam dilemas e necessidades formativas de quem está iniciando na docência e de quem já está a mais tempo em sala de aula. Ademais os relatos tratam de práticas de ensino elaboradas e experienciadas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do Residência Pedagógica, do Programa Tutorial (PETCiências), dos Estágios Curriculares Supervisionados e das Práticas de Ensino vivenciadas nos Cursos de Licenciatura da UFFS e nos contextos escolares. Destacamos que os textos indicam que é preciso acreditar no potencial do ensino, da teorização das práticas e reforçam a necessidade da constante formação docente e do fortalecimento da relação universidade e escola.  

  • Revista Insignare Scientia
    v. 2 n. 4 (2019)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC. .

    Ao finalizarmos o nosso segundo ano de edição temos muito a comemorar, instituimos o DOI, estamos indexados  e cadastrados em diferentes bases de dados. São estes cadastros, no momento oito, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume proveitamos para publicar 23 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de experiências, pesquisas e proposições como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 3 n. 1 (2020)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Ao iniciarmos o nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros, no momento oito, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume proveitamos para publicar 22 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Revista Insignare Scientia
    v. 3 n. 2 (2020)

    A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

    Em nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados a qualidade e a difusão dos artigos tem ampliado gradativamente. São estes cadastros, no momento 13 indexadores, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

    Neste volume publicamos 32 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.

    Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

    Que possamos ter vida longa para RIS.

    Desejamos a todos boa leitura.

    Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

  • Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico
    v. 3 n. 3 (2020)

    Na edição especial: "A pesquisa como princípio pedagógico" estão reunidos artigos amparados em múltiplas possibilidades teórico-metodológicas, por exemplo, de pesquisas advindas de diversos pesquisadores do Brasil. Destacamos que os artigos indicam a necessidade de acreditar no potencial cultural da escrita, da leitura e do diálogo, visto a publicização devido importante relação teoria e prática na contemporaneidade.


    Os 14 artigos desta edição são decorrentes de reflexões sobre o sistema de ensino por meio da pesquisa como princípio pedagógico, algo para nossa época de fundamental importância visto a publicação de cada produção científica construída com intensidade pelos autores. Significa dizer que a pesquisa segue o princípio da prática social respectivo ao processo de ensinar e aprender conhecimentos construídos de forma significativa.


    Portanto, é relevante o princípio da pesquisa no processo da aprendizagem constante, tendo em vista ser uma prática reflexiva e criativa e não de reprodução do conhecimento. Encerramos com um agradecimento aos que tornaram essa publicação possível e com um especial convite à leitura dos artigos desta edição.
    Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann
    Editora da RIS

  • Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências
    v. 3 n. 4 (2020)

    Essa edição especial da RIS apresenta o Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências, o qual traz artigos e relatos de experiência que discutem/problematizam questões do Ensino de Ciências na Educação do Campo a partir de distintas perspectivas teórico-metodológicas, representando as várias possibilidades de investigação da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

    O Dossiê está composto por vinte artigos e oito relatos de experiência que contemplam temáticas como educação ambiental, estágio supervisionado, currículo, entre outras, desenvolvidas por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, ficando evidente nos relatos e pesquisas a busca pela aproximação entre a escola e o mundo vivencial dos estudantes nas práticas pedagógicas, bem como, a investigação da prática docente e escolar, essa busca no intuito da realização de uma verdadeira práxis pedagógica.

    Agradecemos aos organizadores desse Dossiê por nos proporcionar essa publicação com tal riqueza de contextos e investigações.

    Uma boa leitura!


    Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

    Editora de Área da RIS