Na edição especial: "A pesquisa como princípio pedagógico" estão reunidos artigos amparados em múltiplas possibilidades teórico-metodológicas, por exemplo, de pesquisas advindas de diversos pesquisadores do Brasil. Destacamos que os artigos indicam a necessidade de acreditar no potencial cultural da escrita, da leitura e do diálogo, visto a publicização devido importante relação teoria e prática na contemporaneidade.


Os 14 artigos desta edição são decorrentes de reflexões sobre o sistema de ensino por meio da pesquisa como princípio pedagógico, algo para nossa época de fundamental importância visto a publicação de cada produção científica construída com intensidade pelos autores. Significa dizer que a pesquisa segue o princípio da prática social respectivo ao processo de ensinar e aprender conhecimentos construídos de forma significativa.


Portanto, é relevante o princípio da pesquisa no processo da aprendizagem constante, tendo em vista ser uma prática reflexiva e criativa e não de reprodução do conhecimento. Encerramos com um agradecimento aos que tornaram essa publicação possível e com um especial convite à leitura dos artigos desta edição.
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann
Editora da RIS

Publicado: 13-11-2020

Artigos