A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva

Palavras-chave: Ensino de Química; Estágio Docente; Formação de professores; Prática reflexiva.

Resumo

A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BEDIN, E. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019.
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Tecnologias no Ensino de Química: Uma Avaliação Neurocientífica para os Processos de Ensino e Aprendizagem. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 1, p. 31-40, 2017.
CARDOSO, A. A.; DEL PINO, M. A. B.; DORNELES, C. L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: Contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: IX ANPED SUL, Anais...Caxias do Sul, RS: 2012
CHASSOT, A. Educação consciência. 2o ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2007.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 3o ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
CHASSOT, A. Alfabetização científica. 7o ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. a.
CHASSOT, A. Das disciplinas à indisciplina. 1o ed. Curitiba: Editora Appris, 2016. b.
DAMASCENO, I.; DAMASCENO, M. J. P.; DAMASCENO, I. A. P. Aprendizagem significativa: reflexão para os atores educacionais com ênfase na disciplina de química. In: 8o ENFOPE, Anais...Aracaju, SE: 2015
DE QUADROS, A. L. et al. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, n. 40, p. 159–176, 2011.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, v. 24, p. 213–225, 2004. Disponível em:
FINGER, I.; BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25o ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIUGNO, J. L. D. P. Concepções socioistóricas: uma perspectiva para a redefinição das práticas educativas. In: DOTTI, C. M. (Ed.). Educação: as faces do novo. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. p. 89–100.
HAGEMEYER, R. C. D. C. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual : os sentidos da mudança. Educar Curitiba Universidade federal do Paraná - UFPR, v. 24, n. UFPR, p. 67–85, 2004. Disponível em:
KATO, C. M.; KIOURANIS, N. M. M. O livro didático nas aulas de Química por estudantes do Ensino Médio. In: IX ENPEC, Anais...Águas de Lindóia, SP:2013
LIMA, J. O. G. De. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v. 136, n. 1519–6186, p. 95–101, 2012.
MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. 3o ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Pesquisa educacional e produção de conhecimento do professor de química. In: SANTOS, W. L. P. Dos; MALDANER, O. A. (Eds.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 368.
PASQUARELLI, B.; OLIVEIRA, T. B. De. Conceitos , procedimentos e atitudes na formação inicial : propostas para o ensino da cidadania. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. n.4, p. 158–177, 2017.
PERAZZOLO, O.; STECANELA, N. Aprendizagem como fenômeno relacional: perspectivas antropogênicas da função educativa. In: SOARES, E. M. do S.; LUCHESE, T. A. (Eds.). Interlocuções na educação: história, filosofia e linguagens. Caxias do Sul: EDUCS, 2012. p. 65–82.
PEREIRA, L. D. S. Crise nas licenciaturas e a luta pela educação no Brasil. Uberlândia.
PEREIRA, S.; AZEVEDO, T. M. De. Repetir ou transformar? uma análise dos “espaços de aprender” nas interações família-criança-escola. In: SOARES, E. M. do S.; LUCHESE, T. A. (Eds.). Interlocuções na educação: história, filosofia e linguagens. Caxias do Sul: EDUCS, 2012. p. 83–100.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, R. de S.; FRIZON, M. D. Uma reflexão sobre a prática docente e o cotidiano escolar durante o estágio de Química. In: 33o EDEQ, Anais...Ijuí, RS: 2013.
SCHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. n.2, p. 196–229, 2014. Disponível em:
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. 1o ed. São Paulo: Penso Editora Ltda, 2012.
SOUZA, D. S. De. O reforço escolar como ferramenta auxiliar na aprendizagem da Química no Ensino Médio. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2018.
SOUZA, E. M. De. A reprovação, evasão e abandono no ensino médio noturno de uma escola estadual do Amazonas. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) Faculdade de Educação, Universidade de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A prática pedagógica do professor de química : possibilidades e limites. UNIrevista, v. 1, n. abril, p. 1–12, 2006.
TRINDADE, L. dos S. P. A alquimia dos processos de ensino e aprendizagem em química. São Paulo: Editora Madras, 2010.
URATA, T. D. C.; DA SILVEIRA, H. E. Condicionantes da prática docente : relatos de uma professora de química da rede pública estatal Determinants of teaching practice : reports of a state public school teacher. In: VIII ENPEC, Anais...Campinas, SP:2011.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.
ZATTERA, M. N. Relações entre alunos e professores sob o olhar da pedagogia. In: DOTTI, C. M. (Ed.). Educação: as faces do novo. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. p. 101–118.
Publicado
04-06-2020
Como Citar
SANTOS DE SOUZA, D.; SANTOS DE SOUZA DA SILVA, C.; BEDIN, E. A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 322-339, 4 jun. 2020.
Seção
Relatos de Experiências