Contribuições da estratégia de ensino estudo de caso para o desenvolvimento de habilidades didáticas em licenciandos de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14607

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Formação inicial de professores, Ensino de Química

Resumo

Nesta investigação se propôs analisar as contribuições da Estratégia de Ensino Estudo de Caso (EEC) para o desenvolvimento de habilidades didáticas na formação inicial de professores de Química. Com abordagem qualitativa, a pesquisa participante foi conduzida em uma turma de licenciatura, na qual foi implementada uma sequência didática para a resolução e planejamento de um caso investigativo sobre uma Fake News no contexto pandêmico da Covid-19. O corpus constituído para análise e discussão foi composto pelas sequências didáticas planejadas pelos 14 participantes e a transcrição dos diálogos durante a socialização, que foram posteriormente tratados pela Análise Textual Discursiva. O novo emergente revelou as categorias “Postura mediadora e provocativa do professor” e a “Articulação pedagógica do conteúdo químico” que expressaram as habilidades de ensino manifestadas no processo formativo, relacionando-se com os principais pressupostos da EEC, seu caráter investigativo e o encaminhamento pedagógico do conhecimento químico para sua aprendizagem.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

RODRIGUES, Breno Dias; SILVA, Lucicléia Pereira da. Contribuições da estratégia de ensino estudo de caso para o desenvolvimento de habilidades didáticas em licenciandos de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 103 a 122, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14607. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14607. Acesso em: 9 mar. 2025.