Contribuições da estratégia de ensino estudo de caso para o desenvolvimento de habilidades didáticas em licenciandos de Química

Palavras-chave: Estudo de Caso, Formação inicial de professores, Ensino de Química

Resumo

Nesta investigação se propôs analisar as contribuições da Estratégia de Ensino Estudo de Caso (EEC) para o desenvolvimento de habilidades didáticas na formação inicial de professores de Química. Com abordagem qualitativa, a pesquisa participante foi conduzida em uma turma de licenciatura, na qual foi implementada uma sequência didática para a resolução e planejamento de um caso investigativo sobre uma Fake News no contexto pandêmico da Covid-19. O corpus constituído para análise e discussão foi composto pelas sequências didáticas planejadas pelos 14 participantes e a transcrição dos diálogos durante a socialização, que foram posteriormente tratados pela Análise Textual Discursiva. O novo emergente revelou as categorias “Postura mediadora e provocativa do professor” e a “Articulação pedagógica do conteúdo químico” que expressaram as habilidades de ensino manifestadas no processo formativo, relacionando-se com os principais pressupostos da EEC, seu caráter investigativo e o encaminhamento pedagógico do conhecimento químico para sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
RODRIGUES, B.; DA SILVA, L. Contribuições da estratégia de ensino estudo de caso para o desenvolvimento de habilidades didáticas em licenciandos de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 3, p. 103 a 122, 22 set. 2024.