Mobilização de níveis de aprendizagem CTS a partir de uma Sequência Didática com a temática Energia

Palavras-chave: Educação CTS, Níveis de aprendizagem CTS, Sequência didática

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a mobilização dos níveis de aprendizagem CTS de alunos da Educação Básica, a partir da aplicação de uma Sequência Didática destinada às aulas de Física no Ensino Médio, tendo como viés abordar a temática energias sob a perspectiva dos princípios da Educação CTS. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica, abordagem qualitativa, procedimento do tipo intervenção pedagógica e objetivo descritivo. Os dados, constituído na implementação da Sequência Didática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Paraná, considerando a observação atrelada ao diário de bordo e a Técnica de Associação Livre de Palavras, foram cruzados com os níveis de aprendizagem CTS de Strieder e Kawamura (2017) e analisados de forma interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que os alunos permeiam entre os níveis iniciais propostos pelo referencial e apresentam aspectos de níveis que exigem uma maior criticidade, sendo que a SD elaborada adquire um caráter multifuncional, servindo como recurso de apoio para outros educadores interessados em adotar abordagens pedagógicas que integrem a tecnologia e os princípios da Educação CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
LIMA, V. F. DE; BEDIN, E.; SIQUEIRA, L. E. DE; SILVA, R. M. DA; VOITOVICZ, L. J. O. Mobilização de níveis de aprendizagem CTS a partir de uma Sequência Didática com a temática Energia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 3, p. 160 a 180, 22 set. 2024.