Mobilização de níveis de aprendizagem CTS a partir de uma Sequência Didática com a temática Energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14610

Palavras-chave:

Educação CTS, Níveis de aprendizagem CTS, Sequência didática

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a mobilização dos níveis de aprendizagem CTS de alunos da Educação Básica, a partir da aplicação de uma Sequência Didática destinada às aulas de Física no Ensino Médio, tendo como viés abordar a temática energias sob a perspectiva dos princípios da Educação CTS. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica, abordagem qualitativa, procedimento do tipo intervenção pedagógica e objetivo descritivo. Os dados, constituído na implementação da Sequência Didática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Paraná, considerando a observação atrelada ao diário de bordo e a Técnica de Associação Livre de Palavras, foram cruzados com os níveis de aprendizagem CTS de Strieder e Kawamura (2017) e analisados de forma interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que os alunos permeiam entre os níveis iniciais propostos pelo referencial e apresentam aspectos de níveis que exigem uma maior criticidade, sendo que a SD elaborada adquire um caráter multifuncional, servindo como recurso de apoio para outros educadores interessados em adotar abordagens pedagógicas que integrem a tecnologia e os princípios da Educação CTS.

Downloads

Downloads

Publicado

22-09-2024

Como Citar

LIMA, Vinicius Fernando de; BEDIN, Everton; SIQUEIRA, Lucas Eduardo de; SILVA, Rene Miguel da; VOITOVICZ, Leonardo José Osiecki. Mobilização de níveis de aprendizagem CTS a partir de uma Sequência Didática com a temática Energia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 160 a 180, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14610. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14610. Acesso em: 1 abr. 2025.