A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica

  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Claudio Del Pino Universidade do vale do Taquari (UNIVATES)
Palavras-chave: Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno, Dicumba, Formação Docente, Processos de ensino e aprendizagem

Resumo

Neste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa.  Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-11-2020
Como Citar
BEDIN, E.; DEL PINO, J. A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 3-24, 13 nov. 2020.