Metodologia dicumba como recurso à aprendizagem significativa

  • Veronica Wosniaki Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Amanda Cristina Scheuer Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Emanoelle Santana Scholze Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Palavras-chave: Dicumba, Aprendizagem Significativa, Ensino de Química

Resumo

A Aprendizagem Significativa (AS), definida por David Ausubel, é um processo baseado em relações entre os conhecimentos preestabelecidos - já existentes na estrutura cognitiva do indivíduo - e os novos conhecimentos. A partir dessa ideia, este artigo tem como objetivo classificar os possíveis níveis de AS atingidos por sete alunos de um colégio estadual de Curitiba/PR, que fizeram parte de uma atividade elaborada à luz da metodologia Dicumba. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, por três discentes de graduação em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A análise dos dados ocorreu por meio do material produzido pelos alunos durante a quarta etapa da metodologia, em que os sujeitos responderam questões elaboradas pelas discentes, sendo a AS dividida em três níveis: inferior, moderado e avançado. Ao término, foi possível constatar que a maioria dos alunos atingiu, dentro dos padrões estabelecidos, uma AS moderada, isso devido a fatores externos à metodologia (como desinteresse e aulas de forma remota), visto que a Dicumba possui mecanismos para atuar como material potencialmente significativo e, consequentemente, desenvolver a AS. 

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
WOSNIAKI FERREIRA, V.; CRISTINA SCHEUER, A.; SANTANA SCHOLZE, E.; BEDIN, E. Metodologia dicumba como recurso à aprendizagem significativa. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 485-504, 23 jun. 2022.