A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica

Authors

  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Claudio Del Pino Universidade do vale do Taquari (UNIVATES)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11774

Keywords:

Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno, Dicumba, Formação Docente, Processos de ensino e aprendizagem

Abstract

Neste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa.  Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).

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Published

13-11-2020

How to Cite

A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 3–24, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11774. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774. Acesso em: 2 mar. 2025.

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