Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, SC.
  • Sandra Aparecida dos Santos Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale ((UNIDAVI) - Rio do Sul/SC Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) (UFGRS)
  • José Claudio Del Pino Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS
  • Michelle Câmara Pizzato Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS
Palavras-chave: Experimentação; Contextualização; Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir a experimentação contextualizada e interdisciplinar como uma proposta para o ensino de ciências. Para tal inicialmente explicitam-se os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade fundamentando-os teoricamente e discutindo-os na perspectiva que vislumbre possibilidades e contrapontos para a sua efetividade em sala de aula. E, em seguida apresenta-se a proposta de experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro “Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas contextualizando os alimentos química e biologicamente”, que pretende uma experimentação voltada para um contexto real e de vivência do aluno, no caso os alimentos, buscando explorar de forma ampla e dialogada entre diferentes áreas do saber, principalmente a Química e a Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida dos Santos, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale ((UNIDAVI) - Rio do Sul/SC Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) (UFGRS)

 

Publicado
22-08-2018
Como Citar
GRÜNFELD DE LUCA, A.; APARECIDA DOS SANTOS, S.; DEL PINO, J.; CÂMARA PIZZATO, M. Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 22 ago. 2018.