Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, SC.
  • Sandra Aparecida dos Santos Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale ((UNIDAVI) - Rio do Sul/SC Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) (UFGRS)
  • José Claudio Del Pino Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS
  • Michelle Câmara Pizzato Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir a experimentação contextualizada e interdisciplinar como uma proposta para o ensino de ciências. Para tal inicialmente explicitam-se os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade fundamentando-os teoricamente e discutindo-os na perspectiva que vislumbre possibilidades e contrapontos para a sua efetividade em sala de aula. E, em seguida apresenta-se a proposta de experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro “Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas contextualizando os alimentos química e biologicamente”, que pretende uma experimentação voltada para um contexto real e de vivência do aluno, no caso os alimentos, buscando explorar de forma ampla e dialogada entre diferentes áreas do saber, principalmente a Química e a Biologia.

##submission.authorBiography##

Sandra Aparecida dos Santos, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale ((UNIDAVI) - Rio do Sul/SC Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) (UFGRS)
 
Publicado
22-08-2018
Como Citar
GRÜNFELD DE LUCA, Anelise et al. Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S.l.], v. 1, n. 2, ago. 2018. ISSN 2595-4520. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7820>. Acesso em: 17 jan. 2019.