Ensino e aprendizagem dos conceitos químicos de oxirredução através da temática limpeza e recuperação de bijuterias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14521

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação, Educação Básica

Resumo

Em consonância com o momento de reestruturação do ensino básico no Brasil, a partir de paradigmas educacionais, nos quais o aluno é motivado a protagonizar sua própria aprendizagem, o presente trabalho, tem como objetivo elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) com a temática recuperação de bijuterias para ensinar o conteúdo de reações de oxirredução. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo. O público-alvo foi uma turma da 2ª Série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Queimadas–PB, totalizando 26 estudantes, os quais possuíam faixa etária entre 16 e 20 anos. O instrumento de coleta de dados partiu do desenvolvimento e aplicação de uma SD, a qual foi planejada para ser aplicada em 4 etapas, sendo elas: i. Aplicação da situação-problema; ii. Aula dialogada com os participantes; iii. Realização do experimento “Limpeza e recuperação de bijuterias e iv. Avaliação da SD aplicada. Para análise dos questionários, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Perante os resultados obtidos com a aplicação da SD foi possível compreender que houve a promoção e a interação dos estudantes durante as aulas, assim como o interesse dos mesmos pelo estudo dos conceitos científicos de química.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vitória Maria da Silva, UEPB

    Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba e professora de Química na rede básica de ensino. 

  • Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Membro e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB). (Texto informado pelo autor)

  • Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

DA SILVA, Vitória Maria; GOMES, Jacqueline Pereira; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Ensino e aprendizagem dos conceitos químicos de oxirredução através da temática limpeza e recuperação de bijuterias. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14521, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14521. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14521. Acesso em: 4 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>