Pensando Gênero e Ciência nas aulas de Química: a valorização feminina a partir da Tabela Periódica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13376Palavras-chave:
mulheres cientistas, História da Tabela Periódica, gênero, educação antimachistaResumo
(Re)contando episódios da história da Ciência, reconhecemos que a aceitação e ascensão reservadas às mulheres cientistas se apresentam de maneiras distintas daquelas destinadas aos homens, cenário criado através do fortalecimento de narrativas que sugerem que a identidade científica é contrária à identidade feminina estabelecida socialmente. Em atenção a tais desigualdades, objetivamos nesta pesquisa explorar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) voltada a valorização feminina no contexto da História da Tabela Periódica. Mediante pesquisa qualitativa, analisamos a percepção de estudantes do 1° ano do Ensino Médio sobre o referido conteúdo didático, a partir das relações existentes entre Gênero e Ciência. Os dados foram construídos por meio do desenvolvimento de uma SD, sendo analisados a partir das etapas propostas pela análise textual discursiva. Os resultados alcançados nos possibilitaram reconhecer como os estudantes compreendem o apagamento das mulheres na ciência, os motivos que engendraram tal cenário, os preconceitos que ainda persistem em nossa sociedade e suas atitudes frente a este contexto. Concluímos que, ao estabelecerem olhares quanto às relações de gênero, foi possível aos estudantes tensionar crenças e certezas que modelam uma sociedade desigual, negando corpos e pensamentos femininos.