Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários. O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química.
Downloads
Copyright (c) 2022 Francisco Ferreira Dantas Filho, Jacqueline Pereira Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.