Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio

Palavras-chave: Ensino de Química, Educação Ambiental, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários.  O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

Jacqueline Pereira Gomes, recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química. No ano de 2021 defendeu a sua Dissertação, a qual foi aprovada com distinção, recebendo assim, a titulação de mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática, sob orientação do professor Francisco Ferreira Dantas Filho. Atualmente é aluna regular do Doutorado Profissional no PPGECEM/UEPB, e também faz parte do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). (Texto informado pelo autor)

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Doutor D).. Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS. http://orcid.org/0000-0003-4151-545X

Publicado
21-12-2022
Como Citar
GOMES, J.; DANTAS FILHO, F. Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 336-356, 21 dez. 2022.
Seção
Propostas Didáticas