Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12941

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação Ambiental, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários.  O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química.

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Biografia do Autor

  • Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

    Jacqueline Pereira Gomes, recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química. No ano de 2021 defendeu a sua Dissertação, a qual foi aprovada com distinção, recebendo assim, a titulação de mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática, sob orientação do professor Francisco Ferreira Dantas Filho. Atualmente é aluna regular do Doutorado Profissional no PPGECEM/UEPB, e também faz parte do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). (Texto informado pelo autor)

  • Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Doutor D).. Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS. http://orcid.org/0000-0003-4151-545X

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

GOMES, Jacqueline Pereira; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 336–356, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12941. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941. Acesso em: 19 abr. 2025.

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