Escola Cidadã Integral: Percepções de Professores do Ensino Médio sobre a Prática da Tutoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12752

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Orientação Educacional, Educação Básica

Resumo

A evasão escolar e os baixos índices nas avaliações de larga escala são dois dos maiores problemas da Educação Básica brasileira, sobretudo no Ensino Médio. Nesse contexto, o Governo da Paraíba adotou o modelo da Escola da Escolha, com vistas a melhorar a qualidade do ensino ofertado. Uma das especificidades do modelo é a pedagogia da presença, na qual destacamos a tutoria, uma prática educativa na qual os docentes acompanham os estudantes mais de perto. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as concepções e práticas do professores-tutores no contexto de uma Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. O estudo de caso contou com a participação de dezoito professores que responderam a um questionário online contendo dez questões das quais seis eram abertas e quatro eram fechadas. Com os dados obtidos foi possível entender como eram as práticas dos docentes e suas principais dificuldades. As falas dos professores nos levaram a observação da semelhança da tutoria com a Orientação Educacional, sendo necessário rever as especificidades do modelo integral, as condições de  trabalho dos docentes, bem como a valorização e a presença de orientadores educacionais nas escolas.  

Downloads

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

DE LUNA, Leossandra Cabral; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Escola Cidadã Integral: Percepções de Professores do Ensino Médio sobre a Prática da Tutoria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 49–68, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12752. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12752. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>