Escola Cidadã Integral: Percepções de Professores do Ensino Médio sobre a Prática da Tutoria

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Orientação Educacional, Educação Básica

Resumo

A evasão escolar e os baixos índices nas avaliações de larga escala são dois dos maiores problemas da Educação Básica brasileira, sobretudo no Ensino Médio. Nesse contexto, o Governo da Paraíba adotou o modelo da Escola da Escolha, com vistas a melhorar a qualidade do ensino ofertado. Uma das especificidades do modelo é a pedagogia da presença, na qual destacamos a tutoria, uma prática educativa na qual os docentes acompanham os estudantes mais de perto. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as concepções e práticas do professores-tutores no contexto de uma Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. O estudo de caso contou com a participação de dezoito professores que responderam a um questionário online contendo dez questões das quais seis eram abertas e quatro eram fechadas. Com os dados obtidos foi possível entender como eram as práticas dos docentes e suas principais dificuldades. As falas dos professores nos levaram a observação da semelhança da tutoria com a Orientação Educacional, sendo necessário rever as especificidades do modelo integral, as condições de  trabalho dos docentes, bem como a valorização e a presença de orientadores educacionais nas escolas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
DE LUNA, L.; DANTAS FILHO, F. Escola Cidadã Integral: Percepções de Professores do Ensino Médio sobre a Prática da Tutoria. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 3, p. 49-68, 13 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)