Prática Docente com a Temática Agrotóxico: Conhecimentos Escolares e Saberes da Cultura Campesina em Diálogo no Ensino de Química
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os saberes populares de agricultores familiares, pais de alunos do 9º ano, a partir do tema gerador agrotóxicos, para a introdução do conteúdo substância e mistura. Tratou-se de um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa participante. Participaram do estudo, agricultores familiares e alunos do 9º ano de uma escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Riachão do Bacamarte-PB. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por questões subjetivas. Os alunos participantes, além de responderem ao questionário, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades coletivas, leitura, discussão de textos, resolução de problemas e pesquisas com os agricultores do município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O resultados mostraram avanço e um bom desempenho por parte dos estudantes, quanto à resolução de problemas com o assunto substância e mistura. Após a aplicação da proposta, observou-se também que os alunos perceberam as implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos e apresentaram maior compreensão sobre o tema, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva interdisciplinar. A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os saberes populares de agricultores familiares, pais de alunos do 9º ano, a partir do tema gerador agrotóxicos, para a introdução do conteúdo substância e mistura. Tratou-se de um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa participante. Participaram do estudo, agricultores familiares e alunos do 9º ano de uma escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Riachão do Bacamarte-PB. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por questões subjetivas. Os alunos participantes, além de responderem ao questionário, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades coletivas, leitura, discussão de textos, resolução de problemas e pesquisas com os agricultores do município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O resultados mostraram avanço e um bom desempenho por parte dos estudantes, quanto à resolução de problemas com o assunto substância e mistura. Após a aplicação da proposta, observou-se também que os alunos perceberam as implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos e apresentaram maior compreensão sobre o tema, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva interdisciplinar.
Downloads
Copyright (c) 2022 Fernanda Monteiro Barbosa, Francisco Ferreira Dantas Filho, Leossandra Cabral de Luna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.