Prática Docente com a Temática Agrotóxico: Conhecimentos Escolares e Saberes da Cultura Campesina em Diálogo no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12750

Palavras-chave:

Ensino de Química, Temas Geradores, Agrotóxicos

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os saberes populares de agricultores familiares, pais de alunos do 9º ano, a partir do tema gerador agrotóxicos, para a introdução do conteúdo substância e mistura. Tratou-se de um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa participante. Participaram do estudo, agricultores familiares e alunos do 9º ano de uma escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Riachão do Bacamarte-PB. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por questões subjetivas. Os alunos participantes, além de responderem ao questionário, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades coletivas, leitura, discussão de textos, resolução de problemas e pesquisas com os agricultores do município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O resultados mostraram avanço e um bom desempenho por parte dos estudantes, quanto à resolução de problemas com o assunto substância e mistura. Após a aplicação da proposta, observou-se também que os alunos perceberam as implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos e apresentaram maior compreensão sobre o tema, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva interdisciplinar. A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os saberes populares de agricultores familiares, pais de alunos do 9º ano, a partir do tema gerador agrotóxicos, para a introdução do conteúdo substância e mistura. Tratou-se de um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa participante. Participaram do estudo, agricultores familiares e alunos do 9º ano de uma escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Riachão do Bacamarte-PB. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por questões subjetivas. Os alunos participantes, além de responderem ao questionário, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades coletivas, leitura, discussão de textos, resolução de problemas e pesquisas com os agricultores do município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O resultados mostraram avanço e um bom desempenho por parte dos estudantes, quanto à resolução de problemas com o assunto substância e mistura. Após a aplicação da proposta, observou-se também que os alunos perceberam as implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos e apresentaram maior compreensão sobre o tema, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva interdisciplinar. 

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Publicado

13-08-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

BARBOSA, Fernanda Monteiro; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; DE LUNA, Leossandra Cabral. Prática Docente com a Temática Agrotóxico: Conhecimentos Escolares e Saberes da Cultura Campesina em Diálogo no Ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 369–391, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12750. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12750. Acesso em: 9 mar. 2025.

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