Ensino e aprendizagem dos conceitos químicos de oxirredução através da temática limpeza e recuperação de bijuterias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14521

Keywords:

Chemistry Teaching, Experimentation, Basic Education

Abstract

In line with the moment of restructuring of basic education in Brazil, based on educational paradigms, in which the student is motivated to lead their own learning, the

present work aims to develop and apply a Didactic Sequence (DS) with the theme jewelry recovery to teach the content of redox reactions. To this end, qualitative research was carried out. The target audience was a 2nd grade high school class from a state public school in the city of Queimadas–PB, totaling 26 students, aged between 16 and 20. The data collection instrument started from the development and application of an SD, which was planned to be applied in 4 stages, namely: i. Application of the problem situation; ii. Class dialogued with participants; iii. Carrying out the experiment “Cleaning and recovery of jewelry and iv. Assessment of applied SD. To analyze the questionnaires, Bardin's content analysis technique was used. Given the results obtained with the application of SD, it was possible to understand that there was promotion and interaction among students during classes, as well as their interest in the topic at hand.

Downloads

Author Biographies

  • Vitória Maria da Silva, UEPB

    Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba e professora de Química na rede básica de ensino. 

  • Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Membro e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB). (Texto informado pelo autor)

  • Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS. (Texto informado pelo autor)

Published

31-03-2025

How to Cite

DA SILVA, Vitória Maria; GOMES, Jacqueline Pereira; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Ensino e aprendizagem dos conceitos químicos de oxirredução através da temática limpeza e recuperação de bijuterias. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14521, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14521. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14521. Acesso em: 6 apr. 2025.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2