Descarte de pilhas como tema gerador no processo de ensino e aprendizagem Química na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13357

Palavras-chave:

Eletroquímica, Meio Ambiente, Lixo Eletrônico, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estimular o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Eletroquímica por meio do tema gerador “Descarte de Pilhas no meio ambiente”, sendo aplicado em uma turma composta de 25 estudantes pertencentes ao Ciclo V (1ª e 2ª Série do Ensino Médio) da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, foi elaborada e aplicada uma proposta pedagógica, a qual foi dividida em duas etapas, totalizando oito aulas de 50 minutos, sendo efetuada de forma presencial e contando com auxílio da ferramenta digital Google Classroom. Foi também desenvolvida uma atividade de avaliação da aprendizagem, a qual envolvia os conceitos de eletrólise e corrosão, que foram estudados durante as aulas de Química. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um formulário disponibilizado no Google Classroom, contendo duas questões abertas sobre a proposta pedagógica executada. A análise dos dados foi feita com base no aporte teórico de Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos, observou-se que o tema gerador pilhas aproximou os estudantes do seu cotidiano de modo a promover diálogos acerca do descarte de pilhas na natureza, assim como, socializar esses conhecimentos com os demais membros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Pesquisadora em abordagens metodológicas para o ensino de química com ênfase em questões socioculturais no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB).

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

GOMES, Jacqueline Pereira; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Descarte de pilhas como tema gerador no processo de ensino e aprendizagem Química na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 1, p. 65–79, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13357. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13357. Acesso em: 9 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>