Descarte de pilhas como tema gerador no processo de ensino e aprendizagem Química na Educação de Jovens e Adultos

Palavras-chave: Eletroquímica, Meio Ambiente, Lixo Eletrônico, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estimular o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Eletroquímica por meio do tema gerador “Descarte de Pilhas no meio ambiente”, sendo aplicado em uma turma composta de 25 estudantes pertencentes ao Ciclo V (1ª e 2ª Série do Ensino Médio) da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, foi elaborada e aplicada uma proposta pedagógica, a qual foi dividida em duas etapas, totalizando oito aulas de 50 minutos, sendo efetuada de forma presencial e contando com auxílio da ferramenta digital Google Classroom. Foi também desenvolvida uma atividade de avaliação da aprendizagem, a qual envolvia os conceitos de eletrólise e corrosão, que foram estudados durante as aulas de Química. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um formulário disponibilizado no Google Classroom, contendo duas questões abertas sobre a proposta pedagógica executada. A análise dos dados foi feita com base no aporte teórico de Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos, observou-se que o tema gerador pilhas aproximou os estudantes do seu cotidiano de modo a promover diálogos acerca do descarte de pilhas na natureza, assim como, socializar esses conhecimentos com os demais membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Pesquisadora em abordagens metodológicas para o ensino de química com ênfase em questões socioculturais no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB).

Publicado
04-05-2023
Como Citar
GOMES, J.; DANTAS FILHO, F. Descarte de pilhas como tema gerador no processo de ensino e aprendizagem Química na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 65-79, 4 maio 2023.