Reação de Saponificação no Ensino Médio por meio de um Jogo de Tabuleiro Intitulado Fábrica de Sabão

Palavras-chave: Ensino de Química, Lúdico, Educação Básica

Resumo

 Esta pesquisa objetiva facilitar o processo de ensino-aprendizagem de reações orgânicas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio (EM) através do jogo de tabuleiro “Fábrica de sabão”, construído no Power Point. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foi uma turma do 2º ano do EM do turno manhã de uma escola pública Estadual do município de Jardim do Seridó/RN a qual continha 16 estudantes com faixa etária entre 14 e 17 anos. Em virtude da pandemia da COVID-19, o jogo foi aplicado através da plataforma Google Meet. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um questionário construído através da ferramenta Google Forms, contendo 5 questões das quais 2 eram subjetivas e 3 eram objetivas e estavam relacionadas com a aplicabilidade e eficácia do jogo. Para averiguação do questionário utilizou-se da análise do discurso. Com os resultados colhidos foi possível observar que o jogo contribuiu com o processo ensino-aprendizagem dos conceitos científicos de reações orgânicas motivando os alunos e tornando as aulas de Química dinâmicas e prazerosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Doutor D). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós-Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competências clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS. 

Jacqueline Pereira Gomes, UEPB

Jacqueline Pereira Gomes, recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química no ano de 2018, no mesmo ano foi aprovada no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, na modalidade acadêmica.  No ano de 2019, Jacqueline iniciou o seu mestrado, onde começou a tomar gosto pela leitura cada vez mais, se tornando uma profissional inquieta e com entusiasmo para a sua prática docente. Realizando leituras voltadas para a área de ensino de química, Jacqueline se ver encantada com a sala de aula, e com sede de transformação e de valorização do processo de ensino e aprendizagem. No ano de 2021 defendeu a sua Dissertação, a qual foi aprovada com distinção, recebendo assim a titulação de mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática, sob orientação do professor Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho. Atualmente Jacqueline faz parte do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). 

Geraldo Damião De Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Licenciado em química na UEPB em 2004, mestre em ensino de química pela UEPB em 2020.

Professor do Rio grande do Norte desde 2006 e professor na Paraíba desde 2001.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
DANTAS FILHO, F.; GOMES, J.; DE MEDEIROS, G. Reação de Saponificação no Ensino Médio por meio de um Jogo de Tabuleiro Intitulado Fábrica de Sabão. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 85-105, 16 mar. 2022.