A Dimensão Educacional da Etnoquímica: Breve estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13703

Palavras-chave:

Etnociência, Etnoquímica, Dimensão educacional, Ensino de Química

Resumo

Neste artigo teórico fazemos inicialmente uma discussão sobre a Etnociência, campo de pesquisa e estudo que busca entender e valorizar os saberes e práticas populares, as outras formas de fazer ciência. Em seguida, buscamos entender a Etnoquímica, que é um campo mais recente, fazendo um breve estado da arte, uma análise de trabalhos a partir da dimensão educacional. Compreendemos que a Etnoquímica, como uma Etnociência, não pode se limitar apenas aos saberes e práticas químicas de um outro grupo, embora possa haver proximidades com a Química, deve-se compreender inicialmente os saberes populares como uma ciência geral que transcende as barreiras disciplinares da academia, valorizando e respeitando. Com essa discussão, e a partir da análise, constatamos que a dimensão educacional tem se destacado, trazendo possibilidades de inserir os saberes populares no ensino e aprendizagem de Química.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

CARVALHO, Leonardo Lucio; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. A Dimensão Educacional da Etnoquímica: Breve estado da arte. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 125–145, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13703. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13703. Acesso em: 13 abr. 2025.

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