Do saber intergeracional ao saber científico: ensino de química orgânica a partir da temática chá no ensino médio

Palavras-chave: Ensino de Química, Educação Básica, Chás, Mediação Docente

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD), visando oportunizar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Funções Orgânicas vinculado a temática chás com uma turma de estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. A SD foi executada no mês de março do ano de 2023 no município de Soledade-PB. O público alvo para esse estudo foi uma idosa e uma turma da 3ª Série do Ensino Médio composta por 27 estudantes. Ambos residentes na cidade de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um questionário, o qual era composto por 2 questões abertas, relacionada a SD aplicada. Para análise dos questionários, foi feita a interpretação das respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, bem como, de transcrições fieis das falas que foram colocadas pelos participantes da pesquisa. Utilizou-se também de Figuras para sistematizar os resultados obtidos. Diante das experiências vivenciadas com a elaboração dessa pesquisa, observamos que as contribuições foram inúmeras, primeiramente, por oportunizar o trabalho com metodologias de ensino que envolvem os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pereira Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) na linha de pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Pesquisadora em abordagens metodológicas para o ensino de química com ênfase em questões socioculturais no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB).

Anne Fabelly Ramalho Cezário, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Licenciatura de Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós -Graduação em Ensino - PPGE/UERN. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, pela Rede Nordeste em Ensino (RENOEN), na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/PPGECEM - UEPB).Tem interesse em Tecnologias Digitais de Aprendizagem com ênfase nos Objetos Virtuais de Aprendizagem.

Geraldo Damião de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Quimica pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Especialização em ensino de química pelo instituto Cândido Mendes (2017). Mestre em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2020), membro do grupo de pesquisa GPMEQ, Atualmente é professor de química na educação básica no Estado da Paraíba, professor de química na educação básica no Estado do Rio Grande do Norte e supervisor acadêmico do programa médiotec polo Patos, PB na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Jerônimo Lauwen.

Publicado
05-06-2024
Como Citar
GOMES, J.; CEZÁRIO, A.; MEDEIROS, G.; DANTAS FILHO, F. Do saber intergeracional ao saber científico: ensino de química orgânica a partir da temática chá no ensino médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 21-40, 5 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)