Produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar para abordagem dos conceitos científicos de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14542

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Educação Básica

Resumo

Esse estudo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor, pertencente ao Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB), o qual teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma Sequência Didática (SD) baseada em saberes populares e na experimentação investigativa para a construção de conhecimentos químicos vinculados à temática produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar. É um estudo de natureza qualitativa, tendo como foco os saberes populares e escolares, o ensino por investigação, a abordagem Ciência- Tecnologia- Sociedade e Ambiente (CTSA), e os saberes populares e escolares. O público-alvo é composto de 25 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencentes a uma escola pública de rede Estadual da cidade de Machados-PE. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma SD para o ensino de conceitos de química orgânica com a temática produção artesanal do vinagre de bagaço de cana-de-açúcar. O instrumento de coleta de dados partiu de dois questionários, de modo que o primeiro questionário era composto por 3 questões abertas sobre as concepções prévias dos estudantes; enquanto o segundo questionário era composto por 2 questões abertas, sobre a satisfação dos estudantes com relação à SD aplicada. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin. Consoante os resultados obtidos, a SD elaborada oportunizou aos estudantes entender a importância de vincular os conceitos científicos de química ao processo de produção do vinagre e possibilitar aos estudantes a fabricação de vinagreiras para produção de vinagre para o uso doméstico ou com fins lucrativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agnaldo Robson da Silva, UEPB

    Graduado em Licenciatura Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pós- Graduação em Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM / UEPB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Química.

  • Francisco Ferreira Dantas Filho, UEPB

    Francisco Ferreira Dantas Filho, é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Como Citar

DA SILVA, Agnaldo Robson; GOMES, Jacqueline Pereira; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar para abordagem dos conceitos científicos de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14542, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14542. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14542. Acesso em: 17 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>