Produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar para abordagem dos conceitos científicos de Química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14542Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de Química, Educação BásicaResumo
Esse estudo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor, pertencente ao Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB), o qual teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma Sequência Didática (SD) baseada em saberes populares e na experimentação investigativa para a construção de conhecimentos químicos vinculados à temática produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar. É um estudo de natureza qualitativa, tendo como foco os saberes populares e escolares, o ensino por investigação, a abordagem Ciência- Tecnologia- Sociedade e Ambiente (CTSA), e os saberes populares e escolares. O público-alvo é composto de 25 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencentes a uma escola pública de rede Estadual da cidade de Machados-PE. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma SD para o ensino de conceitos de química orgânica com a temática produção artesanal do vinagre de bagaço de cana-de-açúcar. O instrumento de coleta de dados partiu de dois questionários, de modo que o primeiro questionário era composto por 3 questões abertas sobre as concepções prévias dos estudantes; enquanto o segundo questionário era composto por 2 questões abertas, sobre a satisfação dos estudantes com relação à SD aplicada. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin. Consoante os resultados obtidos, a SD elaborada oportunizou aos estudantes entender a importância de vincular os conceitos científicos de química ao processo de produção do vinagre e possibilitar aos estudantes a fabricação de vinagreiras para produção de vinagre para o uso doméstico ou com fins lucrativos.
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