O malabarismo no constituir recursos digitais no Ensino de Física

Palavras-chave: Malabarismo, Recursos Digitais, Ensino de Física, Física dos Malabares

Resumo

Este estudo, em forma de relato de experiência, emerge a partir de um processo de iniciação científica e tem como propósito central debater a construção de materiais e aplicações referentes ao uso de diferentes malabares em sala de aula, bem como abrir possibilidades de reflexões sobre a sua integração formal ao currículo escolar das áreas de Ciências da Natureza, mais especificamente no que se refere ao Ensino de Física. O primeiro passo dos autores envolveu a construção de materiais didáticos como recursos digitais pedagógicos. Na segunda etapa da pesquisa, foram realizadas discussões em grupo de pesquisa-formação com professores de Física. No texto, são apresentados aspectos emergentes de uma revisão sistematizada na comunidade científica sobre a Física do Malabarismo e seus potenciais para o Ensino de Ciências. Além disso, são apresentadas as compreensões emergentes dos autores sobre o uso do malabarismo em espaços não formais e seu potencial didático para a educação formal no Ensino de Física. Entre os resultados relatados, destacam-se os diálogos e análises dos registros de vídeos e imagens disponibilizados na plataforma online "Malabar Drive", que apontam para possibilidades didáticas experimentais para o Ensino de Física a partir da perspectiva do uso dos malabares no contexto da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
KOREN, M.; HECKLER, V. O malabarismo no constituir recursos digitais no Ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 398-413, 4 maio 2023.
Seção
Relatos de Experiências