A Revista Insignare Scientia (RIS) é o resultado de um processo de investigação, formação e ação de um coletivo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, ao Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC. Os primeiros volumes são composições que demonstram o esforço de áreas que participam do escopo deste periódico com diferentes temáticas e proposições alocadas nas diferentes sessões da revista.

Nossa alegria é a comemoração do lançamento do primeiro volume, pois estamos em festa, mesmo cientes dos grandes desafios do devir, entre eles: realizar o diálogo com professores da educação básica, buscar desenvolver um escopo que se torne referência em pesquisas, ampliar a inserção internacional de produções e pesquisadores e especialmente manter e ampliar a rede de colaboração com os pesquisadores de nossa área.

Sabemos da importância da avaliação dos escritos, bem como da publicação de produções qualificadas e com este compromisso é que convidamos todos ao diálogo formativo.

Agradecemos especialmente aos pesquisadores que submeteram trabalhos nesta empreitada inicial, pois ideias não tomam formas sem acreditação.

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

Desejamos a todos boa leitura.

Publicado: 20-06-2018