Experimentação investigativa em uma comunidade de indagação online formada por professores na pós-graduação

Autores

  • Willian Rubira da Silva
  • Valmir Heckler

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7666

Palavras-chave:

Analise Textual Discursiva (ATD);, Pesquisa-Formação;, Experimentação Investigativa;, Indagação Online

Resumo

O estudo apresenta compreensões emergentes em uma pesquisa pautada no questionamento sobre o que é isso que se mostra de uma comunidade de professores de Ciências que transforma suas dúvidas, ideias e experiências em objetos aperfeiçoáveis. Abrange a constituição do campo empírico de forma coletiva e colaborativa em uma disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. As informações coletadas foram auto organizadas com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias. Neste estudo apresentamos o metatexto referente à primeira categoria emergente: A comunidade debate/pratica experimentação investigativa. Compreendemos que os professores membros desta disciplina compreendem os experimentos como objetos aperfeiçoáveis pela comunidade; praticam aquilo que debatem e debatem aquilo que praticam; argumentam e questionam mais constantemente do que concordam; debatem o contexto que vai além do experimento; dialogam sobre e suas experiências e são flexíveis em relação aos seus roteiros e cronogramas.

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

Experimentação investigativa em uma comunidade de indagação online formada por professores na pós-graduação. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7666. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7666. Acesso em: 4 mar. 2025.