Editorial: 40º EDEQ
Resumo
A Pesquisa no Ensino de Química visto a partir do 40º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química – 40º EDEQ
É com grande satisfação que anunciamos o presente Dossiê, organizado com trabalhos apresentados durante o 40º EDEQ, realizado de 25 a 29 de outubro de 2021, que teve por tema central: Como formar professores de química para demandas sociais, oficiais e tecnológicas da contemporaneidade brasileira.
Sobre o foco da docência e da pesquisa em ensino de Química, esse evento é o mais longevo no Brasil, sendo que a primeira edição foi realizada em 6 de dezembro de 1980, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. A partir da primeira edição, o EDEQ tem peregrinado pelas Instituições gaúchas com periodicidade anual, com raras exceções. Nesta edição, pela primeira vez, o EDEQ foi organizado por três Instituições de Ensino Superior: Universidade de Passo Fundo – UPF; Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS; e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Esta edição foi realizada na modalidade remota, em função da pandemia do COVID-19.
Este dossiê é constituído por 28 artigos, em cada um dos seguintes focos de pesquisa:
Práticas Pedagógicas:
1 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química;
2 Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia;
3 A relevância dos óleos essenciais no organismo humano: um projeto de pesquisa na aula de Química;
4 O Estudo de Caso no Ensino de Química: um panorama das pesquisas na área;
5 Caminhada Ecológica: potencialidades para uma abordagem crítica da Educação;
6 A utilização de experimentos químicos em peças de teatro científico no evento Ciência em Cena;
7 Uma Proposta de Ensino de Química com a Temática Covid-19 e Medicamentos;
8 Metodologia Dicumba como recurso à Aprendizagem Significativa.
Inclusão E Gênero:
1 Inclusão no Ensino de Química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) (2015-2020);
2 Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química;
3 Mulheres Cientistas e o Ensino de Ciências Naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC.
Formação de Professores e Programas de Iniciação à Docência:
1 Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal;
2 Diferentes Culturas e Gênero na Ciência: Discussões para a Formação de Professores;
3 As motivações e memórias dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no IFRS - Campus Porto Alegre;
4 Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências;
5 Estágios supervisionados de observação remota: contribuições e desafios para a formação inicial dos professores de Química ;
6 A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC?
7 Momentos de interlocução e aprendizagem entre pares: formação de professores em tempos de pandemia;
8 O Estágio Supervisionado no Ensino Remoto: uma abordagem interdisciplinar da Química Forense;
9 Possibilidades de interações para o ensino remoto de química: um relato de experiência de bolsistas do Pibid.
Currículo e Políticas:
1 O ensino da tabela periódica na Educação Básica e nas Escolas do/no Campo;
2 Políticas de currículo e as parcerias público-privadas: o movimento pela BNCC e os efeitos para o ensino de Ciências/Química;
3 O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química;
Tecnologias de Informação e Comunicação:
1 Produção de um vlog como experiência de divulgação científica em uma proposta de curricularização da extensão: um olhar para a sistematização das transformações gasosas;
2 WebQuest e o ensino da Química Analítica: possibilidades de aprendizagens;
3 Modos de Pensar e Formas de Falar de Jogadores sobre os Conceitos de Energia, Substância e Vida em Videogames;
4 TICs e formação de professorxs: uma proposta de revisão bibliográfica dos anais dos EDEQs;
5 A utilização de atividades gamificadas e da Ciência Forense como metodologias ativas para o Ensino de Química durante o Ensino Remoto.
Esperamos que a leitura dos artigos contribua para a formação continuada dos leitores e para a melhoria do ensino de Química nos vários níveis de ensino, nas Instituições gaúchas e brasileiras.
Ademar Antonio Lauxen
Universidade de Passo Fundo – UPF
Fabiane de Andrade Leite
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Maurivan Güntzel Ramos
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUCRS
Downloads
Copyright (c) 2022 Ademar Antonio Lauxen, Fabiane de Andrade Leite, Maurivan Güntzel Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.