As relações interpessoais em processos de ensino e aprendizagem: um olhar para Ciências e Matemática

Autores

  • Eduarda da Silva Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13283

Palavras-chave:

prática docente, aprendizagem, interações, educação em ciências e matemática

Resumo

A presente escrita se dá a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, sendo que por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) o objetivo é compreender, em meio ao contexto dos professores, a influência das relações interpessoais nos processos de ensino e aprendizagem e na prática docente. Para tanto, tomamos como ponto de partida um questionário com quatro alternativas a serem
respondidas discursivamente. O questionário foi elaborado pelo professor do Componente Curricular (CCR): Seminário de Prática Docente que está sendo ofertado no primeiro semestre 2022 aos alunos do curso de mestrado e doutorado acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ao longo das análises, emergiram quatro importantes categorias que se ramificam em outras 10 subcategorias que ajudam a costurar as reflexões trazidas por nós, junto às respostas dadas pelos participantes da pesquisa. Como conclusão, vê-se as relações interpessoais fortemente presentes nos espaços de atuação desses participantes, uma vez que configuram peça-chave para o êxito no processo de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

As relações interpessoais em processos de ensino e aprendizagem: um olhar para Ciências e Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 181–201, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13283. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13283. Acesso em: 1 mar. 2025.