As relações interpessoais em processos de ensino e aprendizagem: um olhar para Ciências e Matemática

  • Eduarda da Silva Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: prática docente, aprendizagem, interações, educação em ciências e matemática

Resumo

A presente escrita se dá a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, sendo que por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) o objetivo é compreender, em meio ao contexto dos professores, a influência das relações interpessoais nos processos de ensino e aprendizagem e na prática docente. Para tanto, tomamos como ponto de partida um questionário com quatro alternativas a serem
respondidas discursivamente. O questionário foi elaborado pelo professor do Componente Curricular (CCR): Seminário de Prática Docente que está sendo ofertado no primeiro semestre 2022 aos alunos do curso de mestrado e doutorado acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ao longo das análises, emergiram quatro importantes categorias que se ramificam em outras 10 subcategorias que ajudam a costurar as reflexões trazidas por nós, junto às respostas dadas pelos participantes da pesquisa. Como conclusão, vê-se as relações interpessoais fortemente presentes nos espaços de atuação desses participantes, uma vez que configuram peça-chave para o êxito no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
LOPES, E.; RAMOS, M. As relações interpessoais em processos de ensino e aprendizagem: um olhar para Ciências e Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 181-201, 22 dez. 2022.