A temática da inclusão e o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar: a perspectiva docente

Palavras-chave: Educação inclusiva, Ações docentes, Desafios da inclusão

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo inicial analisar o que tem sido publicado sobre o ser professor de Ciências/Química no contexto por meio de uma revisão em artigos de periódicos de Ensino/Educação no período de 2017 a 2020. A pesquisa de caráter qualitativo teve a análise dos dados realizada com base nos procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de investimento em qualificação e capacitação dos educadores tanto na formação inicial, como também, na formação continuada, visto que a principal dificuldade delineada pelos professores é o pouco conhecimento prévio ofertado nas instituições de ensino sobre a educação inclusiva. Desta maneira, sugere-se que a partir desse olhar, será possível criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com ou sem dificuldades de ensino num ambiente escolar inclusivo. Além disso, observou-se que o tema do ser professor inclusivo na área de Ciências/Química necessita maior dedicação em estudos que representem reflexões sobre esse contexto, uma vez que não foi identificada nenhuma publicação nesta área nas revistas selecionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
DE OLIVEIRA, G.; LAUXEN, A. A temática da inclusão e o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar: a perspectiva docente. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 192-211, 13 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)