Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas e desafios de constituir-se educador em tempos de pandemia
Resumo
Entende-se que o processo de formação de professores exige um conjunto de ações que possibilitem a construção do conhecimento e de saberes relativos à docência, desenvolvendo habilidades, valores e atitudes que entrelaçam teoria e prática. Ao mesmo tempo, compreende-se que esse processo inclui, como um de seus importantes momentos, o desenvolvimento do estágio. Este estudo tem como principal objetivo demonstrar os impactos no planejamento e na execução do estágio em um curso de licenciatura em Química, em decorrência da pandemia de COVID-19. A análise se deu com base nos relatórios finais de nove acadêmicos-estagiários, cujo estágio estava planejado para ser desenvolvido de forma presencial na disciplina de Ciências. Em virtude da incidência da COVID-19, os estagiários vivenciaram a experiência atípica do estágio de forma remota/on-line. Logo, foi necessário o replanejamento das atividades que seriam desenvolvidas no âmbito escolar, adaptando a Situação de Estudo (SE) proposta para a organização dos conteúdos no estágio para o modo remoto. A leitura dos relatórios permitiu a definição das unidades de análise, valendo-se da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise permite afirmar que o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, mesmo tendo sido desenvolvido por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi satisfatório, pois os estagiários demonstraram que houve possibilidades de exercer a docência na dimensão crítico-reflexiva, mediando os conceitos científicos envolvidos na proposta de cada SE, percebendo os limites como desafios para melhorar a ação bem como condição para avançar na construção da identidade profissional.
Downloads
Copyright (c) 2021 Jaqueline Cantoni, Eduarda Souza Rochembach, Mayara Luza Chiapinoto, Ademar Antonio Lauxen
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.