Momentos de interlocução e aprendizagem entre pares: formação de professores em tempos de pandemia

  • Mayara Luza Chiapinoto Universidade de Passo Fundo
  • Eduarda Souza Rochembach Universidade de Passo Fundo
  • Janaína Chaves Ortiz Colégio Notre Dame Passo Fundo
  • Ana Paula Härter Vaniel Universidade de Passo Fundo
  • Ademar Antonio Lauxen Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: BNCC, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

No presente texto discute-se as alterações que foram necessárias para a continuidade do desenvolvimento do Projeto de Extensão: “Saberes e Fazeres da Docência: rodas de conversa em processo formativo coletivo” em decorrência da pandemia que se iniciou em 2020, a qual requereu o distanciamento social estabelecido pelos protocolos sanitários para a não disseminação do Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19. As mudanças no processo de formação foram ancoradas em pesquisa realizada com docentes da Educação Básica, especialmente visando perceber as limitações e as dificultadas encontradas para desenvolver suas atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Como resultado da pesquisa emergiram 4 categorias: (1) Indisponibilidade de recursos para a realização de atividades experimentais; (2) Desconexão entre o contexto dos estudantes e os conceitos a serem trabalhados/mediados; (3) A organização curricular proposta pela instituição de ensino; (4) Construção de materiais pedagógicos para o ensino de Ciências. Considerando essas categorias foram organizados seminários de formação visando enfocar os principais problemas apontados pelos professores pesquisados para a atuação no ERE, debatendo as dificuldades e limitações, bem como buscando soluções por meio do diálogo e da interação entre pares. Esse processo se mostrou produtivo e potente para ressignificar e melhorar a ação docente e o processo de ensino e aprendizagem.

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Referências

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
LUZA CHIAPINOTO, M.; SOUZA ROCHEMBACH, E.; CHAVES ORTIZ, J.; HÄRTER VANIEL, A. P.; LAUXEN, A. A. Momentos de interlocução e aprendizagem entre pares: formação de professores em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 338-356, 23 jun. 2022.