Diário de Bordo em aulas de Epistemologia: contribuições na formação inicial de professores de Química

Autores

  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11191

Palavras-chave:

Escrita reflexiva; Epistemologia; Docência em Química

Resumo

Apresento neste texto um relato de experiência com o objetivo de compartilhar as compreensões de licenciandos, de 1ª fase do Curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, acerca da docência. O objeto de investigação foram as escritas realizadas pelos licenciandos em diários de bordo ao longo de 18 encontros realizados no componente curricular de Epistemologia e o Ensino de Ciências no segundo semestre de 2018. Por meio de uma análise qualitativa das escritas identificou-se três categorias formativas, sendo elas: não reflexiva, reflexiva excludente e reflexiva inclusiva. Acena-se o potencial do uso do diário de bordo para a construção da identidade docente em Química e o reconhecimento da área de ensino de Ciências da Natureza como principais aspectos formativos desenvolvidos por meio das discussões e leituras realizadas acerca da natureza do conhecimento científico.

Downloads

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

LEITE, Fabiane de Andrade. Diário de Bordo em aulas de Epistemologia: contribuições na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 125–133, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11191. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11191. Acesso em: 12 abr. 2025.