Diário de Bordo em aulas de Epistemologia: contribuições na formação inicial de professores de Química

  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Escrita reflexiva; Epistemologia; Docência em Química

Resumo

Apresento neste texto um relato de experiência com o objetivo de compartilhar as compreensões de licenciandos, de 1ª fase do Curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, acerca da docência. O objeto de investigação foram as escritas realizadas pelos licenciandos em diários de bordo ao longo de 18 encontros realizados no componente curricular de Epistemologia e o Ensino de Ciências no segundo semestre de 2018. Por meio de uma análise qualitativa das escritas identificou-se três categorias formativas, sendo elas: não reflexiva, reflexiva excludente e reflexiva inclusiva. Acena-se o potencial do uso do diário de bordo para a construção da identidade docente em Química e o reconhecimento da área de ensino de Ciências da Natureza como principais aspectos formativos desenvolvidos por meio das discussões e leituras realizadas acerca da natureza do conhecimento científico.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
LEITE, F. Diário de Bordo em aulas de Epistemologia: contribuições na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 125-133, 21 nov. 2019.