Tendências de pesquisa sobre Experimentação na Educação em Ciências: um estudo exploratório

Palavras-chave: atividades experimentais, ensino de ciências, pesquisas, contemporaneidade

Resumo

A presente pesquisa pretende identificar as principais tendências que cercam a temática Experimentação. Para tanto optou-se por um estudo do tipo exploratório, perpassando uma revisão bibliográfica feita na Plataforma Lattes a respeito das lideranças da área de Ciências da Natureza que tem como foco em suas pesquisas a Experimentação atrelada a outros temas. Para as análises, seguimos a Análise Textual Discursiva (ATD) e assim encontramos quatro categorias que se delineiam ao longo da escrita. Durante as análises, chegamos a resultados que apontam tendências significativas ao longo do tempo (2018-2022), estas caminham junto ao contexto da Experimentação, na tentativa de ampliar as possibilidades do trabalho experimental, rumo a novos desafios para cursos de formação de professores e pesquisadores da área de Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Cerro Largo) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), participante do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da PUCRS e certificado pelo CNPq. Também atuando como professora de Ciências e Biologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem interesse por temas sobre currículo, formação de professores, experimentação, clubes de ciências, feiras de ciências e mulheres na ciência.

Dioni Paulo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de ensino de física desenvolvendo trabalhos a partir de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), Metodologias Ativas e Formação de Professores. É orientador de Pós Graduação em dois PPG de Ensino de Física: UFRGS e UFSM. Atualmente desenvolve Estágio de Pós Doutoramento na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências.

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

In Memorian - Licenciado em Química pela PUCRS (1975), Mestre em Educação pela UFRGS (1982) e Doutor em Educação pela PUCRS (1999). Especialista em Gestão Universitária no Instituto de Gestão e Liderança Universitárias da Organização Universitária Interamericana (IGLU/OUI), com estágio na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Atuou como coordenador Adjunto da Área de Ensino de Pós-Graduação da Capes (2018-2022). Atualmente é professor titular da PUCRS, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no curso de Licenciatura em Química. 

Publicado
05-06-2024
Como Citar
LOPES, E.; PASTORIO, D.; RAMOS, M. Tendências de pesquisa sobre Experimentação na Educação em Ciências: um estudo exploratório. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 41-62, 5 jun. 2024.