Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal

Autores/as

  • Daniela Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Guterres Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Greice de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074

Palabras clave:

Ciências da Natureza, Espaços Não Formais, Ensino e Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a  própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.                            

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Publicado

05-02-2021

Cómo citar

Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 77–83, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074. Acesso em: 1 mar. 2025.

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