Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Espaços Não Formais, Ensino e AprendizagemResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.