Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal

  • Daniela Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Guterres Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Greice de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Ciências da Natureza, Espaços Não Formais, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a  própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.                            

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
SILVA, D.; ROBAINA, J.; FERREIRA, A.; SOUZA, G. DE. Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 77-83, 5 fev. 2021.