O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica

Autores

  • Sabrina Silveira da Rosa UFRGS
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161

Palavras-chave:

Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências, Aprendizagem Significativa

Resumo

 

Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-08-2020

Como Citar

SILVEIRA DA ROSA, Sabrina; ROBAINA, José Vicente Lima. O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 156–175, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161. Acesso em: 11 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)