O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
Downloads
Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.