O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT

Autores

  • Sandra Mara Mezalira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jeferson Rosa Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renan de Almeida Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Escola Pública, Formação de Professores, Ciências da Natureza

Resumo

A relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as).

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

MEZALIRA, Sandra Mara; SOARES, Jeferson Rosa; BARBOSA, Renan de Almeida; ROBAINA, José Vicente Lima. O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 2, p. 212–220, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086. Acesso em: 11 mar. 2025.

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