Ensino de Astronomia, CTS e Aprendizagem Significativa: uma Pesquisa de Estado de Conhecimento

Palavras-chave: Educação em Astronomia, Ensino de Ciências, Unidade de ensino potencialmente signi f icativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as produções e a incidência de trabalhos na área de Ensino de Astronomia que perpassem ou utilizem como referência principal a teoria da aprendizagem significativa e os estudos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo de caráter bibliográfico, comumente chamada de estado da arte ou estado de conhecimento, em três bases de referência no Ensino de Ciências e Ensino de Astronomia com um recorte temporal de dez anos (2010 a 2019). As bases consultadas foram a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertação sobre Educação em Astronomia (BTDEA) e a Revista Latino-americana de Educação em Astronomia (RELEA). Foram selecionadas dezenove dissertações e oito artigos para análise teórica e metodológica mais profunda, o que resultou na composição de um quadro geral das pesquisas na área além de um enriquecimento teórico a partir do contato com as diversas práticas e contextos pedagógicos descritos. Percebe-se, porém, um número baixo de trabalhos que efetivam o cruzamento dos temas pesquisados. O que aponta a necessidade de novas pesquisas, principalmente na relação do Ensino de Astronomia com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Uma tentativa de suprir esta necessidade será a subsequente dissertação produzida a partir deste trabalho e novas pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vicente Lima Robaina, UFRGS

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza, campus Porto Alegre. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação (FACED) no PPG Educação, na área de Educação do Campo - Formação de professores na UFRGS (2017). Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação UNISINOS (2007), Mestrado em Educação UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985).Foi Coordenador de Área do PIBID Química ULBRA (2012 a 2014), coordenador de Área do PIBID Ciências da Natureza UNIPAMPA campus Dom Pedrito (2014 a 2015). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Educação Química, Educação em Ciências, Educação do Campo ? Ênfase Ciências da Natureza, Aprendizagem Significativa, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, Formação Inicial e Continuada de Professores, PIBID, Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Prevenção de Drogas na Escola.

Publicado
13-08-2022
Como Citar
PINTO, T.; ROBAINA, J. V. Ensino de Astronomia, CTS e Aprendizagem Significativa: uma Pesquisa de Estado de Conhecimento. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 125-143, 13 ago. 2022.