Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas

Autores

  • Viviane de Almeida Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11821

Palavras-chave:

Licenciaturas, formação docente, educadores do campo

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo foram pensadas e construídas com o intuito de atender a uma reivindicação dos trabalhadores rurais em que pese uma formação voltada especificamente aos educadores do e no referido contexto. Ante a essa perspectiva, o presente trabalho teve como foco analisar compreensões sobre formação de professores da área de Ciências da Natureza nas Licenciaturas em Educação do Campo, a partir das produções socializadas pela comunidade científica brasileira nos últimos dez anos (2009-2019). A pesquisa de cunho qualitativo, denominada de estado do conhecimento, foi submetida à Análise Textual Discursiva, da qual surgiram duas categorias finais: Desafios para o fortalecimento da formação docente em Educação do Campo em Ciências da Natureza e a Formação da identidade docente nas Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza. Dentre os resultados, destaca-se que, para a consolidação dessa formação docente, a organização curricular deve partir de uma relação dialógica entre os saberes populares advindos dos sujeitos do campo e os conhecimentos científicos, por meio da inter-relação entre o tempo universidade (TU) e o tempo comunidade (TC). No que diz respeito à formação da identidade docente, emergiu a importância dos processos investigativos que possibilitam discussões sociais e políticas.

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Biografia do Autor

  • Viviane de Almeida Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestra em Educação (UPF). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura.

  • José Vicente Lima Robaina, UFRGS

    Pós Doutor em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (UNISINOS). Professor do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza (UFRGS) e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS).

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

LIMA, Viviane de Almeida; ROBAINA, José Vicente Lima. Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 303–324, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11821. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821. Acesso em: 1 abr. 2025.

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