Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas

  • Viviane de Almeida Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS
Palavras-chave: Licenciaturas, formação docente, educadores do campo

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo foram pensadas e construídas com o intuito de atender a uma reivindicação dos trabalhadores rurais em que pese uma formação voltada especificamente aos educadores do e no referido contexto. Ante a essa perspectiva, o presente trabalho teve como foco analisar compreensões sobre formação de professores da área de Ciências da Natureza nas Licenciaturas em Educação do Campo, a partir das produções socializadas pela comunidade científica brasileira nos últimos dez anos (2009-2019). A pesquisa de cunho qualitativo, denominada de estado do conhecimento, foi submetida à Análise Textual Discursiva, da qual surgiram duas categorias finais: Desafios para o fortalecimento da formação docente em Educação do Campo em Ciências da Natureza e a Formação da identidade docente nas Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza. Dentre os resultados, destaca-se que, para a consolidação dessa formação docente, a organização curricular deve partir de uma relação dialógica entre os saberes populares advindos dos sujeitos do campo e os conhecimentos científicos, por meio da inter-relação entre o tempo universidade (TU) e o tempo comunidade (TC). No que diz respeito à formação da identidade docente, emergiu a importância dos processos investigativos que possibilitam discussões sociais e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Almeida Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação (UPF). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura.

José Vicente Lima Robaina, UFRGS

Pós Doutor em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (UNISINOS). Professor do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza (UFRGS) e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS).

Publicado
20-11-2020
Como Citar
LIMA, V.; ROBAINA, J. V. Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 303-324, 20 nov. 2020.