Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910

Palabras clave:

Educação em Ciências, Sociologia da Educação, Karl Mannheim, Educação Ambiental

Resumen

O presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos.

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Publicado

20-06-2021

Cómo citar

Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 137–158, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910. Acesso em: 1 mar. 2025.

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