Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores

Authors

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12564

Keywords:

Formação de professores, Educação em Ciências, Pós-Graduação

Abstract

A despeito dos avanços científicos e tecnológicos, vivenciamos o aumento dos movimentos negacionistas em nossa sociedade. Esse movimento chegou às escolas, e, neste contexto, qual será o papel da Educação em Ciências (EC)? Os professores de Ciências estão preparados? Quais as contribuições da pós-graduação na formação de professores? Para refletir sobre estas questões, este ensaio teórico tem como objetivo discutir a importância da pós-graduação para a formação de professores capazes de atuar profissionalmente no cenário atual, contribuindo com o enfrentamento e transformação da realidade. Discutimos aspectos envolvendo teoria do conhecimento científico, divulgação, notícias falsas e pós-verdade na EC. Posteriormente, refletimos acerca da Pós-Graduação em EC e suas possibilidades de fomentar o pensamento crítico-reflexivo e formar professores para lidarem com situações desafiadoras emergentes. Ao final, consideramos o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e a postura crítico-reflexiva docente como potencializadora de mudanças na EC e, consequentemente, na relação da população com a ciência e tecnologia.

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Published

20-08-2021

How to Cite

CHIESA BARTELMEBS, Roberta; VENTURI, Tiago; DE SOUSA, Robson Simplicio. Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 64–85, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12564. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564. Acesso em: 10 mar. 2025.