Estágio Supervisionado e Formação Docente: percepções de acadêmicos da pós-graduação em Educação em Ciências

Autores

  • Myllena Aparecida de Souza Santos Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva Universidade Federal da Integração Latino - Americana – UNILA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13598

Palavras-chave:

formação de professores, estágio em licenciatura

Resumo

Os cursos de licenciatura podem possibilitar experiências que aproximam o acadêmico da realidade na qual escolheu atuar.  No entanto, muitos acabam por ter concepções erradas sobre o papel do estágio de licenciatura. Deste modo, o objetivo deste trabalho se trata de analisar quais as concepções acerca das contribuições do estágio a partir da experiência dos acadêmicos de uma disciplina de pós-graduação. O presente estudo é de caráter qualitativo, onde se visa a análise de duas questões de um questionário respondido por sete mestrandos. As respostas do questionário, foram analisadas utilizando a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise resultou em uma categoria final, sendo subdividida em três categorias relacionadas aos saberes docentes. Foi possível concluir que os acadêmicos obtiveram conhecimentos didáticos/pedagógicos, experiências/vivências e conhecimentos sobre a prática pesquisa. Estes conhecimentos mostram a relevância do estágio no processo de formação docente.

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, Myllena Aparecida; VENTURI, Tiago; RIBEIRO DA SILVA, Ronaldo Adriano. Estágio Supervisionado e Formação Docente: percepções de acadêmicos da pós-graduação em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 503–517, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13598. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13598. Acesso em: 10 mar. 2025.