Estágio Supervisionado na Pandemia: análise das percepções e dos conhecimentos mobilizados por licenciandos em Ciências Biológicas

  • Tiago Venturi
  • Eliana Santana Lisbôa
Palavras-chave: Estágio Remoto; Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

A formação de professores de forma remota impôs desafios aos cursos de licenciatura, os quais exigem a realização do Estágio Supervisionado. Diante do cenário pandêmico foi desenvolvida uma proposta de formação para o Estágio Supervisionado em Ciências/ Biologia Remoto de um curso de Ciências Biológicas que, depois de implementada, demonstrou a necessidade de compreender se o estágio remoto contribuiu para a formação docente. O artigo tem como objetivo analisar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas acerca do Estágio Supervisionado Remoto e compreender a mobilização de conhecimentos profissionais durante a vivência. Para o feito foi realizada uma investigação qualitativa, a qual utilizou como instrumento de recolha de dados um questionário online, respondido por 17 licenciandos. Para garantir a fiabilidade do processo de análise de conteúdo, utilizamos o grau de acordo de juízes- Kappa de Cohen (K). Com o estudo, foi nítida a percepção dos estagiários acerca do trabalho docente como um ciclo que não se encerra na avaliação. Destacaram a oportunidade de vivenciarem a importância das tecnologias digitais como meio para o aluno construir o seu conhecimento. Por fim, também ficou evidente, que os estagiários mobilizaram seus conhecimentos a nível de formação (Biologia) de forma integrada aos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-05-2023
Como Citar
VENTURI, T.; LISBÔA, E. Estágio Supervisionado na Pandemia: análise das percepções e dos conhecimentos mobilizados por licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 23-47, 17 maio 2023.