Estágio Supervisionado na Pandemia: análise das percepções e dos conhecimentos mobilizados por licenciandos em Ciências Biológicas

Autores

  • Tiago Venturi
  • Eliana Santana Lisbôa

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13555

Palavras-chave:

Estágio Remoto; Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

A formação de professores de forma remota impôs desafios aos cursos de licenciatura, os quais exigem a realização do Estágio Supervisionado. Diante do cenário pandêmico foi desenvolvida uma proposta de formação para o Estágio Supervisionado em Ciências/ Biologia Remoto de um curso de Ciências Biológicas que, depois de implementada, demonstrou a necessidade de compreender se o estágio remoto contribuiu para a formação docente. O artigo tem como objetivo analisar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas acerca do Estágio Supervisionado Remoto e compreender a mobilização de conhecimentos profissionais durante a vivência. Para o feito foi realizada uma investigação qualitativa, a qual utilizou como instrumento de recolha de dados um questionário online, respondido por 17 licenciandos. Para garantir a fiabilidade do processo de análise de conteúdo, utilizamos o grau de acordo de juízes- Kappa de Cohen (K). Com o estudo, foi nítida a percepção dos estagiários acerca do trabalho docente como um ciclo que não se encerra na avaliação. Destacaram a oportunidade de vivenciarem a importância das tecnologias digitais como meio para o aluno construir o seu conhecimento. Por fim, também ficou evidente, que os estagiários mobilizaram seus conhecimentos a nível de formação (Biologia) de forma integrada aos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos.

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

VENTURI, Tiago; LISBÔA, Eliana Santana. Estágio Supervisionado na Pandemia: análise das percepções e dos conhecimentos mobilizados por licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 23–47, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13555. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13555. Acesso em: 10 mar. 2025.