Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década

  • Leoni Ventura Costa Universidade Federal do Paraná
  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: metodologias ativas, ensino de ciências e biologia, ensino e aprendizagem

Resumo

A formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, T.D.Q; VALADARES, J.M; JUNIOR, O.A. Uso de demonstrações investigativas em sala de aula de física para promover o engajamento dos estudantes. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, ÁGUAS DE LINDÓIA- São Paulo, 2015.
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Trad. Mattar, J. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BORGES, TS; ALENCAR, G. 2014 Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista: ano 03, n. 4, jul /ago 2014.
BOROCHOVICIUS, E; TORTELLA, J.C.B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ: Rio de Janeiro, v22, n. 83, p. 263-294, abr/jun. 2014.
BORSEKOWSKY, A.; KESKE, C.; PIRES, F.; KETZER, F.; NONENMACHER, S. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 13-22, 5 fev. 2021.
BOTO, C. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educ. Pesqui: São Paulo, v. 44, e201844002003, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003. Acesso em 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSENZA, R. M. e GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FOUREZ, G; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P.; TILMAN, F. Alfabetización científica y técnica. Argentina: Ediciones Colihue, 1997.
FÜHR, R.C. Educação 4.0 e seus Impactos no Século XXI. Atas do V Congresso Nacional de Educação – CONEDU: Fortaleza – CE, 2019.
FURLANI, C; OLIVEIRA, T.B. O ensino de ciências e biologia e as metodologias ativas: o que a BNCC apresenta nesse contexto? Simpósio internacional de linguagens educativas. Bauru. 2018. Disponível em: https://www.unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/anais/sile_2018/posteres/O_ENSINO_DE_CIENCIAS_E_BIOLOGIA_E_AS_METODOLOGIAS_ATIVAS_O_QUE_A_BNCC_APRESENTA_NESSE_CONTEXTO.pdf. Acesso em 3 ago. 2020.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
LIMA, D.B; SCHROEDER, J.S; VALENTIM, L.M. Uma investigação sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas nas Ciências da Natureza: percepções de um grupo de estudantes do Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, Águas De Lindóia, 2015.
MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MORÁN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017.
MOTA, A.R; ROSA, C.T.W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Espaço Pedagógico: Passo Fundo, v. 25, n. 2, 2018.
MOURA, B.L; SANTOS, C.A.M; JOSÉ, M.A.M. Aplicação do Peer Instruction no ensino de matemática e ciências exatas para alunos de quinto ano do ensino fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, Águas de Lindóia- SP, 2015.
MURATA, N.G; OLIVEIRA, A.L. Identificação e análise de Atividades Investigativas em Livros Didáticos de Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XI ENPEC, Florianópolis, Santa Catarina, 2017.
NUNES, S.L.A; COUTINHO, F.A; MORAES, G.S.P. Neurociências e educação em ciências. Memória e ensino. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, Águas de Lindóia - SP, 2015.
OLIVEIRA; F.S; JARDIM, M.I.A. Metodologias para o uso de tecnologias de informação e da comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal-RN, 2019.
PAIVA, M.R.R; PARENTE, J.R.F; BRANDÃO, I.R; QUEIROZ, A.H.B. Metodologias ativas de ensino- aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 15, n. 02, p. 145- 153, 2016.
PASTORIO, D.P; SOUZA, L.A.V.D. As metodologias ativas nas pesquisas de ensino: uma revisão de literatura no ENPEC. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal- RN, 2019.
PEREIRA, G.W; et al. Role- Playing Games no Ensino de Ciências: uma revisão de literatura. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal- RN, 2019.
PRADO, R.T; GIANELLA, T.R. Ensino por investigação: Uma revisão de literatura sobre os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, NATAL- Rio Grande do Norte, 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, A.A.B; MALHEIRO, J.M.S; TEIXEIRA, O.P.B. Curso de férias “Experimentando Ciências”, evidências da Formação do Espírito Científico. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, Águas de Lindóia- SP, 2015.
SOUZA, S.S; SILVA, E.L. Atividades Investigativas e Abordagem Contextual no Ensino de Ciências: uma intervenção didática do PIBID. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal-RN, 2019.
GARCIA STOLL, V.; CARVALHO BICA, A.; COUTINHO, C.; DA ROSA OSÓRIO, T. A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 292-310, 25 ago. 2020.
VALÉRIO, M; MOREIRA, A.L.O.R. Sete Críticas à Sala de Aula Investida. Revista Contexto & Educação. Unijuí: Ano 33, nº 106, set-dez, 2018.
VENTURI, T; LISBÔA, E. S. Estágio Em Tempos de Pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Revista Cenas Educacionais: Caetité – BA, v.4, n.10746, p.1-25, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746/7729. Acesso em 22. mai. 2021.
WANZELER, D.R; TAVARES, E.C; MALHEIRO, J.M.S. Concepções de aprendizagem baseada em problemas (ABP) manifestados por professores de ciências participantes de um curso de férias. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC, Águas de Lindóia - São Paulo, 2015.
ZÔMPERO, A.F; LABURÚ, C.E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio: Belo Horizonte. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00067.pdf. Acesso em 24 jul. 2020.
Publicado
08-10-2021
Como Citar
VENTURA COSTA, L.; VENTURI, T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 8 out. 2021.