Metodologias Ativas na Educação Básica: compreensões de professores de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13425

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de ciências e biologia, ensino e aprendizagem

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem ainda são realizados de forma predominantemente conservadora e instrucionista. Com o intuito de superar o ensino fragmentado, promover o estímulo à criatividade, a utilização de conhecimentos no e para o cotidiano e à articulação com o contexto e com os conhecimentos prévios dos estudantes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta as Metodologias Ativas (MA) como forma de promover as mudanças necessárias para o alcance de um ensino e por consequência de um aprendizado interdisciplinar. Ao considerar a inserção da BNCC e de MA como realidade no contexto escolar, o presente estudo objetiva compreender as concepções de docentes da Educação Básica acerca das MA. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa foi realizada mediante a elaboração de um questionário para produção e coleta de dados. Após a obtenção de respostas dos sujeitos da pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Os resultados indicam a necessidade de formação docente para a inserção e utilização das MA, visto a necessidade de compreender as mesmas, não apenas como técnicas de ensino, mas, como uma possibilidade às mudanças mais profundas necessárias aos processos de ensino com vistas à aprendizagem.

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

Metodologias Ativas na Educação Básica: compreensões de professores de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 379–394, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13425. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13425. Acesso em: 3 mar. 2025.

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