A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC.

Em nosso terceiro ano de edição temos muito a comemorar, foram tantas submissões que foi necessário pararmos de receber no fluxo contínuo para mantermos a qualidade nos processos de avaliação e editoração dos volumes, bem como manter a publicação em dia. No entanto, já retomamos o processo de submissões e não paramos a publicação. Assim, chegamos ao final de 2020 com volumes especiais e o Vol. 3 N. 5 que é o último deste ano.

A partir da atribuição do DOI e de processos de indexação em diferentes bases de dados a qualidade e a difusão dos artigos tem ampliado gradativamente. São estes cadastros, no momento 13 indexadores, que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade dos artigos publicados no mundo todo.

Neste volume publicamos 32 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências, proposições didáticas e sínteses de teses como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e ao mesmo tempo reconstrutiva, dialógica e transformadora.

Aproveitamos para agradecer avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens e pesquisadores que submeteram trabalhos neste ano editorial, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.

Aproveito este Editorial para despedir-me da edição geral da RIS, passo agora a uma outra posição mais reservada neste processo que é a de Editor Sênior, um consultor do grupo que vai facilitar processos de qualificação e consolidação do periódico por meio da busca de compor volumes especiais, divulgação e novas indexações. Neste momento preciso agradecer ao nosso grupo e área de Ensino de Ciências, pesquisadores que não medem esforços para editar este periódico e agradecer também aos bibliotecários da UFFS que têm sido nosso suporte para este trabalho.

Ademais penso que finalizo festejando, 3 anos de trabalho, novidades e realizações. Publicações, citações e avanços, mas festejo principalmente as boas relações e o processo coletivo ampliado. Também aproveito para apresentar oficialmente nossa nova Editora Geral: Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann, que muito nos honra com este trabalho, bem como a nova editora de Seção Ensino de Ciências que assume: Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, um brinde a elas. 

Que possamos ter vida longa para a RIS.

Desejamos a todos boa leitura.

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich - Editor da RIS

Publicado: 18-12-2020

Artigos

Relatos de Experiências

Propostas Didáticas

Dissertações e Teses