-
Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"v. 6 n. 3 (2023)
Na edição especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia" estão reunidos estudos amparados em múltiplas possibilidades sócio, teórico e metodológicos, por exemplo, sobre as pesquisas advindas de diversos pesquisadores do Brasil. Destacamos que tais estudos contribuem para construir e ressignificar práticas culturais em uma sociedade que se pretende acolhedora e reconhecedora dos direitos básicos e culturais dos cidadãos que nela vivem. Portanto, os 13 trabalhos desta edição são decorrentes de reflexões sobre o sistema cultural de educação, algo para nossa época de fundamental importância, visto a publicação de cada produção científica construída com intensidade pelos autores. Dizer também do nosso agradecimento aos que tornaram essa publicação possível e com um especial convite à leitura dos estudos desta edição.
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann
Editora da RIS -
Revista Insignare Scientiav. 6 n. 4 (2023)
maio/ago. 2023
A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). A presente publicação está organizada como V.6, n.4 (corresponde de maio-agosto), ou seja, as publicações são quadrimestrais.
Estamos felizes por apresentar importantes trabalhos para o Ensino de Ciências. Vale a pena você visitar! Cabe destacar que contamos com os processos de indexação em diferentes bases de dados, inclusive também no Portal de Periódicos da Capes. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando a divulgação e visibilidade dos artigos, relatos, propostas... publicados no mundo todo. Além disso, temos um contador que foi inserido na página da revista e já apresenta resultados positivos! Neste volume estamos publicando trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, como forma de projetar um cenário da educação em Ciências para que possamos pensar, refletir fazer-se e sermos críticos e ao mesmo tempo reconstrutivo e transformadores.
Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam do seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram seus trabalhos em prol do desenvolvimento científico.
Que possamos ter vida longa para RIS que atualmente está com Qualis A4.
Desejamos uma boa leitura!
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS
-
Edição especial: Ensino de Físicav. 6 n. 5 (2023)
Com este volume especial: Ensino de Física, esperamos contribuir com as discussões da área trazendo um conjunto de trabalhos, entre artigos e relatos de experiência, para contribuir com a comunidade de pesquisadores e pesquisadoras em Ensino de Física na expectativa de ampliar as discussões que possam suscitar.
Nos 15 artigos e relatos de experiência estão amparadas as possibilidades teórico-metodológicas, por exemplo, de pesquisas advindas de diversos pesquisadores do Brasil. Assim, destacamos que os artigos e relatos indicam a necessidade de acreditar no potencial cultural da escrita, da leitura e do diálogo, visto que a publicização de tais pesquisas é de fundamental importância na contemporaneidade.
Encerramos com um agradecimento aos que tornaram essa publicação possível e com um especial convite à leitura dos artigos desta edição.
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann
Editora da RIS -
Revista Insignare Scientiav. 6 n. 6 (2023)
set./dez. 2023
A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).
Ao finalizarmos o ano de 2023 temos muito a comemorar, pois estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo, bem como nas edições especiais. Além disso, contamos com processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade das pesquisas publicadas no mundo todo.
Neste volume aproveitamos para publicar 44 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.
Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.
Que possamos ter vida longa para RIS.
Desejamos a todos boa leitura!
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS
-
Revista Insignare Scientiav. 7 n. 1 (2024)
jan./abr. 2024
A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).
É com alegria que estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo. Além disso, contamos com processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade das pesquisas publicadas no mundo todo.
Neste volume aproveitamos para publicar 35 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica, e a mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.
Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.
Que possamos ter vida longa para RIS.
Desejamos a todos boa leitura!
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS
-
Revista Insignare Scientiav. 7 n. 2 (2024)
mai./ago. 2024
A Revista Insignare Scientia (RIS) é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS, na área de Ciências da Natureza, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).
É com alegria que estamos recebendo muitas submissões no fluxo contínuo. Além disso, contamos com processos de indexação em diferentes bases de dados. São estes cadastros que conferem a divulgação em diretórios nacionais e internacionais, ampliando-se assim a divulgação e visibilidade das pesquisas publicadas no mundo todo.
Neste volume aproveitamos para publicar 16 trabalhos acadêmicos distribuídos nas diferentes seções da RIS, entre eles, os resultados de pesquisas, experiências e proposições didáticas como forma de projetar um cenário de uma educação em Ciências que possa pensar, fazer-se e ser crítica, e ao mesmo tempo reconstrutiva e transformadora.
Aproveitamos para agradecer os avaliadores que doam do seu tempo para construir novas aprendizagens, bem como os pesquisadores que submeteram trabalhos, pois as ideias são o pontapé inicial para o desenvolvimento científico.
Que possamos ter vida longa para RIS.
Desejamos a todos boa leitura!
Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann - Editora da RIS
-
Revista Insignare Scientia - RIS - Pesquisas Sul-Americanas em Ensino de Ciênciasv. 7 n. 3 (2024)
Esta edição especial da RIS: Pesquisas Sul-Americanas em Ensino de Ciências apresenta em sua composição 19 artigos decorrentes de pesquisas apresentadas no II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. Esses artigos contemplam diferentes pesquisas realizadas em instituições sul-americanas problematizando diferentes temáticas vinculadas aos eixos temáticos que constituíram o II SSAPEC.
Agradecemos aos/as autores/as e pesquisadores/as a oportunidade de melhor conhecer e aprender com suas pesquisas e aos/as avaliadores/as que doaram seu tempo para melhor qualificar as diferentes aprendizagens que a organização dessa publicação nos proporciona.
Boa leitura!