O uso do software PhyPhox em atividades experimentais de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14700

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências, Atividades Experimentais, Referencial Histórico-cultural, Funções Psicológicas Superiores

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma discussão sobre a evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea, partindo de uma comparação entre a comunicação humana em diferentes fases históricas, a fim de justificar a importância da reflexão e utilização das TDIC para dentro da escola e em especial dos processos de ensino e aprendizagem. A literatura da área de Ensino aponta que as TDIC se apresentam como ferramentas de interesse do professor em sua prática profissional, uma vez que são instrumentos próximos da realidade dos estudantes que adentram a educação básica brasileira. Partindo dessa premissa, busca-se ainda fomentar o diálogo entre a utilização das TDIC como instrumentos culturais, utilizando o referencial histórico-cultural de Vigotski. Por fim, discute-se a apresenta-se um software enquanto recurso didático para atividades didáticas experimentais investigativas, o qual tem potencial para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-09-2024

Como Citar

O uso do software PhyPhox em atividades experimentais de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 343 a 359, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14700. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14700. Acesso em: 1 mar. 2025.