Tendencias de investigación sobre Experimentación en la Enseñanza de las Ciencias: un estudio exploratório

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13801

Palabras clave:

actividades experimentales, enseñanza de las ciencias, investigaciones, tiempo contemporáneo

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo identificar las principales tendencias en torno al tema de Experimentación. Para ello, optamos por un estudio exploratorio, pasando por una revisión bibliográfica realizada en la Plataforma Lattes sobre líderes en el área de Ciencias Naturales cuyas investigaciones se centran en la Experimentación vinculada a otras temáticas. Para los análisis, seguimos el Análisis Textual Discursivo (ATD) y así encontramos cuatro categorías que se delinean a lo largo del escrito, a saber: i) Concepciones de los docentes sobre la Experimentación; ii) Experimentación para la formación de conceptos; iii) Experimentación en documentos curriculares y iv) Experimentación a través de tecnología e interfaces digitales. Durante los análisis, llegamos a resultados que apuntan a tendencias significativas en el tiempo (2018-2022), que van de la mano con el contexto de Experimentación, en un intento de ampliar las posibilidades del trabajo experimental, hacia nuevos desafíos para los cursos de formación docente. e investigadores del área de la Educación en Ciencias.

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Biografía del autor/a

  • Eduarda da Silva Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Cerro Largo) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), participante do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da PUCRS e certificado pelo CNPq. Também atuando como professora de Ciências e Biologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem interesse por temas sobre currículo, formação de professores, experimentação, clubes de ciências, feiras de ciências e mulheres na ciência.

  • Dioni Paulo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de ensino de física desenvolvendo trabalhos a partir de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), Metodologias Ativas e Formação de Professores. É orientador de Pós Graduação em dois PPG de Ensino de Física: UFRGS e UFSM. Atualmente desenvolve Estágio de Pós Doutoramento na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências.

  • Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    In Memorian - Licenciado em Química pela PUCRS (1975), Mestre em Educação pela UFRGS (1982) e Doutor em Educação pela PUCRS (1999). Especialista em Gestão Universitária no Instituto de Gestão e Liderança Universitárias da Organização Universitária Interamericana (IGLU/OUI), com estágio na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Atuou como coordenador Adjunto da Área de Ensino de Pós-Graduação da Capes (2018-2022). Atualmente é professor titular da PUCRS, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no curso de Licenciatura em Química. 

Publicado

05-06-2024

Cómo citar

Tendencias de investigación sobre Experimentación en la Enseñanza de las Ciencias: un estudio exploratório. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–62, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13801. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13801. Acesso em: 1 mar. 2025.